A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou na última semana informações sobre o impacto do tabaco no meio ambiente e a saúde humana, alertando sobre a necessidade de medidas para tornar a indústria mais responsável pela destruição.
O relatório “Tabaco: envenenando nosso planeta” afirma que o fumo mata 8 milhões de pessoas a cada ano, além de gerar o desmatamento de 600 milhões de árvores e 200 mil hectares de terra, utiliza 22 bilhões de toneladas de água. Os gases do efeito estufa tem uma contribuição de cerca de 84 milhões de toneladas de dióxido de carbono na atmosfera por ano pelo uso e produção.
“Os produtos do tabaco são os itens mais poluentes do planeta, contendo mais de 7 mil químicos tóxicos, que se infiltram em nosso meio ambiente quando descartados ” afirma Ruediger Krech, diretor de Promoção da Saúde da organização.” Cerca de 4,5 trilhões de filtros de cigarro poluem nossos oceanos, rios, calçadas, parques, solo e praias todos os anos”, continuou.
O documento da OMS ainda solicita autoridades de países para tratar a situação dos produtores de tabaco, expostos a emissões nocivas da nicotina devido trabalho ao longo de sua vida. E pediu atenção para proibição dos filtros de cigarro devido ao seu impacto nocivo sobre a saúde e o meio ambiente.