Infestação por Aedes aegypti no Amazonas tem risco médio, FVS alerta para prevenção

Infestação por Aedes aegypti no Amazonas tem risco médio, FVS alerta para prevenção
Foto: Reprodução/ Internet
Compartilhe

Conforme dados do 4° Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa) do Amazonas, o estado tem risco médio de infestação por Aedes aegypti. Nesta terça-feira (13/12), a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) alertou para a prevenção.

De acordo com a FVS- RCP, instituição vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), com a chegada do período chuvoso no Amazonas, os cuidados para combater a proliferação do mosquito devem ser redobrados.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destacou que as medidas de prevenção aos criadouros do mosquito são eficazes para interromper a proliferação das arborviroses. “O melhor remédio para dengue, zika e chikungunya é a prevenção. A população pode fazer a sua parte eliminando os criadouros do mosquito”, relembrou.

O chefe do Departamento de Vigilância Ambiental (DVA) da FVS-RCP, Elder Figueira, ressaltou que, com o aumento das chuvas durante os meses de novembro a maio, a possibilidade da formação de criadouros do Aedes aegypti aumenta.

“É nesse período do ano que o número de notificações de dengue, zika e chikungunya aumentam não apenas no Amazonas, mas em todo o país”, afirmou.

Para evitar a proliferação do mosquito, a população pode adotar medidas como o checklist semanal de 10 minutos de duração. “O checklist ajuda a identificar os possíveis criadouros do mosquito, como garrafas, vasos de plantas, pneus e bebedouros de animais”, ressaltou Elder.

Dados consolidados pela FVS-RCP apontam para redução de 36,2% nos casos de dengue no Amazonas no comparativo entre os períodos de janeiro a novembro de 2022 (9.202 casos) e janeiro a novembro de 2021 (14.432 casos). De janeiro a dezembro do ano passado, foram registrados 14.907 casos de dengue no estado.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais