Está disponível a plataforma Reaproveita Inpa, criada para divulgar equipamentos, móveis e outros bens do Instituto Nacional de Pesquisas na Amazônia (Inpa/MCTI) que estejam em bom estado de conservação, mas sem uso nos diversos setores da Instituição. A ideia é dar sobrevida a bens patrimoniais em boas condições e, ao mesmo tempo, suprir necessidades reutilizando o que já se tem disponível no instituto.
De acordo com a chefe do Serviço de Almoxarifado e Patrimônio (Seapa), Vívian de Oliveira, o Inpa tem muitos bens com potencial de reaproveitamento para algumas atividades, mas que não são utilizados devido ao desconhecimento da existência deles. A solução é de uso interno, e para ter acesso é necessário ser servidor do Inpa. Para ter acesso aos itens disponibilizados na plataforma, acesse: reaproveita.inpa.gov.br.
“Observamos que se não criássemos uma forma de dar visibilidade a esses materiais eles iriam acabar sendo doados como inservíveis, sendo que dentro do Inpa poderia existir demanda para eles. Então, procuramos a Coordenação de Tecnologia da Informação (Cotin) e eles, mesmo com número reduzido de servidores, abraçaram a ideia e prontamente criaram o sistema”, conta Vivian, idealizadora da ferramenta.
Segundo Oliveira, a expectativa é que o instrumento gere economia, evitando desperdício com a aquisição de novos bens e contribua para uma gestão patrimonial eficiente e mais consciente em relação ao consumo e ao meio ambiente. “Isso reduz gastos com aquisição de novos bens e é uma forma de otimizar o orçamento do Inpa para materiais que são realmente necessários”, ressalta.
Como usar
A ferramenta Reaproveita Inpa disponibiliza materiais de forma simples e transparente, é colaborativa e já está em funcionamento. A chefe do Seapa, Vivian Oliveira, ressalta a importância da adesão dos servidores para o êxito do projeto.
Para cadastrar um item ocioso no Reaproveita Inpa, o servidor precisa enviar para o WhatsApp (92) 3643-3020 a foto do bem, o número de tombo (se houver) e informar o número do prédio no qual o bem se encontra. A partir de então, a equipe de servidores do Seapa irá incluir o bem no sistema.
Para manifestar interesse em receber materiais e bens disponíveis na plataforma, o servidor terá que acessar o site reaproveita.inpa.gov.br e se identificar com o e-mail institucional e senha.
Veja vídeo sobre o Reaproveita Inpa: https://youtu.be/_i4Nk9QnQHg