Inpa disponibiliza plataforma para incentivar o reuso de bens ociosos

Com a solução, equipamentos e outros bens patrimoniais sem uso num setor podem ser úteis e reutilizados por outros setores da instituição. Foto: Débora Vale/Ascom Inpa
Compartilhe

Está disponível a plataforma Reaproveita Inpa, criada para divulgar equipamentos, móveis e outros bens do Instituto Nacional de Pesquisas na Amazônia (Inpa/MCTI) que estejam em bom estado de conservação, mas sem uso nos diversos setores da Instituição. A ideia é dar sobrevida a bens patrimoniais em boas condições e, ao mesmo tempo, suprir necessidades reutilizando o que já se tem disponível no instituto.

De acordo com a chefe do Serviço de Almoxarifado e Patrimônio (Seapa), Vívian de Oliveira, o Inpa tem muitos bens com potencial de reaproveitamento para algumas atividades, mas que não são utilizados devido ao desconhecimento da existência deles. A solução é de uso interno, e para ter acesso é necessário ser servidor do Inpa. Para ter acesso aos itens disponibilizados na plataforma, acesse: reaproveita.inpa.gov.br.

“Observamos que se não criássemos uma forma de dar visibilidade a esses materiais eles iriam acabar sendo doados como inservíveis, sendo que dentro do Inpa poderia existir demanda para eles. Então, procuramos a Coordenação de Tecnologia da Informação (Cotin) e eles, mesmo com número reduzido de servidores, abraçaram a ideia e prontamente criaram o sistema”, conta Vivian, idealizadora da ferramenta.

Segundo Oliveira, a expectativa é que o instrumento gere economia, evitando desperdício com a aquisição de novos bens e contribua para uma gestão patrimonial eficiente e mais consciente em relação ao consumo e ao meio ambiente. “Isso reduz gastos com aquisição de novos bens e é uma forma de otimizar o orçamento do Inpa para materiais que são realmente necessários”, ressalta.

Como usar 

A ferramenta Reaproveita Inpa disponibiliza materiais de forma simples e transparente, é colaborativa e já está em funcionamento. A chefe do Seapa, Vivian Oliveira, ressalta a importância da adesão dos servidores para o êxito do projeto.

Para cadastrar um item ocioso no Reaproveita Inpa,  o servidor precisa enviar para o WhatsApp (92) 3643-3020 a foto do bem, o número de tombo (se houver) e informar o número do prédio no qual o bem se encontra. A partir de então, a equipe de servidores do Seapa irá incluir o bem no sistema.

Para manifestar interesse em receber materiais e bens disponíveis na plataforma, o servidor terá que acessar o site reaproveita.inpa.gov.br e se identificar com o e-mail institucional e senha.

Veja vídeo sobre o Reaproveita Inpa: https://youtu.be/_i4Nk9QnQHg

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais