Inpa realiza Oficina de capacitação em agricultura orgânica em Presidente Figueiredo  

Oficina sobre fracionamento do rizoma Foto: Sonia Alfaia
Compartilhe

Com o objetivo de capacitar agricultores familiares em práticas agroecológicas de uso, manejo, conservação do solo e agricultura orgânica, visando a produção de alimentos mais saudáveis em agroecossistemas mais sustentáveis, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) realizará a “II Oficina de Capacitação em Agricultura Orgânica para Produtores Familiares do Estado do Amazonas”.  A atividade começa nesta terça (17/05) e segue até sexta-feira (20/05), na comunidade de Nova Jerusalém, em Presidente Figueiredo (a 119 quilômetros em linha reta de Manaus).

A oficina será ministrada pelo engenheiro agrônomo doutor Reinaldo José Álvarez Puente, da Universidade José Martí Pérez de Sancti Spiritus de Cuba, que usa um enfoque participativo, a partir do conhecimento e experiência dos participantes. Serão abordados os seguintes temas: princípios agroecológicos, produção de adubos orgânicos e de defensivos naturais e manejo do bananal, com ênfase na produção de mudas, a partir do fracionamento do rizoma.

“Durante a oficina, os produtores terão a oportunidade de aprender fazendo. Após as explicações teóricas em sala de aula, vão a campo para realizar e discutir as atividades práticas relacionadas com os temas ministrados”, destaca a pesquisadora do Inpa e coordenadora da atividade, a doutora Sonia Alfaia.

Os interessados podem se inscrever por meio do contato de Whatsapp (92) 981716662 (Gení Narimatzu) ou no Mercado Arara azul, localizado na Rodovia BR-174, no município de Presidente Figueiredo (tratar com a Sra. Maria). A oficina acontecerá no Colégio 3 CMMPF, na Comunidade Nova Jerusalém, Km 179 da BR-174 – Presidente Figueiredo.

Sobre a oficina

 A oficina faz parte de projeto recentemente aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), sob a coordenação da pesquisadora Sonia Alfaia, professora do Programa de Pós-graduação em Agricultura no Trópico Úmido (PPG-ATU). O projeto já foi realizado de 2016 a 2018, com fomento da SECIS/MCTI e Finep, quando foram capacitados, aproximadamente, dois mil produtores familiares, em especial, assentados da reforma agrária, ribeirinhos e indígenas.

Conforme Alfaia, devido à grande demanda por parte de diversas comunidades agrícolas do Amazonas, o projeto foi novamente submetido e aprovado pela Fapeam, no âmbito do Programa Estratégico de Desenvolvimento do Setor Primário Amazonense (Prospam), Edital Nº. 008/2021.

Para essa segunda rodada de capacitações, além dos recursos da Fapeam, o Inpa conta ainda com a parceria do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), que fornecerá o apoio logístico para a realização das oficinas nos diferentes municípios do Estado. A autarquia também ficará responsável pela impressão das quatro cartilhas técnicas que fazem parte do material didático do curso.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais