Para a realização da 6ª edição do Prêmio Territórios Tomie Ohtake, o Instituto Tomie Ohtake irá integrar a campanha #reviravoltadaescola, iniciativa do Centro de Referências em Educação Integral. O intuito é mapear e discutir as aprendizagens vividas desde o início da pandemia, em 2020, na busca pelo entendimento acerca dos caminhos possíveis para se recriar a escola necessária para o nosso tempo, buscando ações inovadoras que sejam articuladas com seus territórios de forma consistente e que tenham desdobramentos pós pandemia, a fim de fortalecer os princípios de uma educação integral.
Sendo assim, a 6ª edição do Prêmio Territórios irá mapear, reconhecer e disseminar as experiências pedagógicas desenvolvidas pelas escolas públicas municipais, estaduais e federais de todo o Brasil, contemplando o ensino infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos (EJA), que tenham como base de suas ações os seguintes pilares:
● integração entre escola, família e território:
Foram realizadas ações e estratégias para manter e reforçar os vínculos e a parceria entre escola, família e estudantes? Como a escola se articula com seu território?
● reconhecimento e articulação dos saberes e culturas locais:
As estratégias pedagógicas alcançaram os diferentes perfis de estudantes, identificando também os saberes e fazeres das famílias e da comunidade para o desenvolvimento das ações pedagógicas?
De que forma a integração desses diferentes saberes foi utilizada como ferramenta para potencializar os processos educativos?
● exploração e uso de diferentes linguagens:
A iniciativa integrou recursos tecnológicos e materiais disponíveis (vídeos, áudios, desenhos, canais como WhatsApp, Facebook, Instagram, Google Classroom, uso de materiais impressos, encontros virtuais entre professores e familiares etc.) para a construção coletiva de atividades?
● acolhimento – escuta – participação:
A iniciativa criou ou reforçou estratégias de acolhimento para estudantes e professores(as)?
Foram adotadas estratégias para realizar trabalhos coletivos entre professores(as) e gestão para a elaboração de atividades com base na escuta das famílias e da comunidade?
● práticas de equidade:
As estratégias pedagógicas criaram ambientes onde todos(as) participam dos processos de aprendizagem e são reconhecidos(as) em suas singularidades?
A escola constrói práticas integradoras referentes às participações de pessoas com deficiência, bem como interlocuções para debates e reconhecimentos sobre marcadores sociais tais como identidades de gênero, raça, sexualidade, entre outros?
● avaliação e currículo:
Os princípios da política curricular e de avaliação mostram os possíveis desdobramentos da iniciativa pós-pandemia para que possamos pensar uma escola para o nosso tempo?
● potencial multiplicador:
Como as estratégias pedagógicas fortaleceram a capacidade transformadora dos estudantes e da comunidade de modo que possa ser replicada e/ou inspirar iniciativas em outras escolas?
Inscrições
As inscrições estão abertas de 12 de maio a 3 de agosto, e podem ser feitas pelo site:
www.premioterritorios.
Premiação
O Prêmio Territórios Tomie Ohtake, iniciativa do Instituto Tomie Ohtake, busca mapear, reconhecer e dar visibilidade a projetos que fortaleçam o vínculo entre as escolas e os territórios a partir dos diversos saberes culturais, compreendendo a cidade como espaço de aprendizagem. Em 5 edições realizadas, o Prêmio Territórios já mapeou mais de 450 projetos da rede pública de todo o Brasil e, entre eles, premiou 50 projetos até o momento.
Como forma de dar visibilidade e inspirar outras iniciativas, foram realizados documentários sobre cada um dos projetos premiados, compondo um banco inédito de práticas exemplares que podem ser acessados no site do Prêmio: https://premioterritorios.