Inscrições para o 6°Prêmio Territórios Tomie Ohtake seguem até o dia 03 de agosto

6°Prêmio Territórios Tomie Ohtake segue com as inscrições abertas até o dia 03 de agosto de 2022. Foto: Divulgação
Compartilhe

Para a realização da 6ª edição do Prêmio Territórios Tomie Ohtake, o Instituto Tomie Ohtake irá integrar a campanha #reviravoltadaescola, iniciativa do Centro de Referências em Educação Integral. O intuito é mapear e discutir as aprendizagens vividas desde o início da pandemia, em 2020, na busca pelo entendimento acerca dos caminhos possíveis para se recriar a escola necessária para o nosso tempo, buscando ações inovadoras que sejam articuladas com seus territórios de forma consistente e que tenham desdobramentos pós pandemia, a fim de fortalecer os princípios de uma educação integral.

Sendo assim, a 6ª edição do Prêmio Territórios irá mapear, reconhecer e disseminar as experiências pedagógicas desenvolvidas pelas escolas públicas municipais, estaduais e federais de todo o Brasil, contemplando o ensino infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos (EJA), que tenham como base de suas ações os seguintes pilares:

●      integração entre escola, família e território:

Foram realizadas ações e estratégias para manter e reforçar os vínculos e a parceria entre escola, família e estudantes? Como a escola se articula com seu território?

●      reconhecimento e articulação dos saberes e culturas locais:

As estratégias pedagógicas alcançaram os diferentes perfis de estudantes, identificando também os saberes e fazeres das famílias e da comunidade para o desenvolvimento das ações pedagógicas?

De que forma a integração desses diferentes saberes foi utilizada como ferramenta para potencializar os processos educativos?

●      exploração e uso de diferentes linguagens:

A iniciativa integrou recursos tecnológicos e materiais disponíveis (vídeos, áudios, desenhos, canais como WhatsApp, Facebook, Instagram, Google Classroom, uso de materiais impressos, encontros virtuais entre professores e familiares etc.) para a construção coletiva de atividades?

●      acolhimento – escuta – participação:

A iniciativa criou ou reforçou estratégias de acolhimento para estudantes e professores(as)?

Foram adotadas estratégias para realizar trabalhos coletivos entre professores(as) e gestão para a elaboração de atividades com base na escuta das famílias e da comunidade?

●      práticas de equidade:

As estratégias pedagógicas criaram ambientes onde todos(as) participam dos processos de aprendizagem e são reconhecidos(as) em suas singularidades?

A escola constrói práticas integradoras referentes às participações de pessoas com deficiência, bem como interlocuções para debates e reconhecimentos sobre marcadores sociais tais como identidades de gênero, raça, sexualidade, entre outros?

●      avaliação e currículo:

Os princípios da política curricular e de avaliação mostram os possíveis desdobramentos da iniciativa pós-pandemia para que possamos pensar uma escola para o nosso tempo?

●      potencial multiplicador:

Como as estratégias pedagógicas fortaleceram a capacidade transformadora dos estudantes e da comunidade de modo que possa ser replicada e/ou inspirar iniciativas em outras escolas?

Inscrições

As inscrições estão abertas de 12 de maio a 3 de agosto, e podem ser feitas pelo site:

www.premioterritorios.institutotomieohtake.org.br

Premiação

O Prêmio Territórios Tomie Ohtake, iniciativa do Instituto Tomie Ohtake, busca mapear, reconhecer e dar visibilidade a projetos que fortaleçam o vínculo entre as escolas e os territórios a partir dos diversos saberes culturais, compreendendo a cidade como espaço de aprendizagem. Em 5 edições realizadas, o Prêmio Territórios já mapeou mais de 450 projetos da rede pública de todo o Brasil e, entre eles, premiou 50 projetos até o momento.

Como forma de dar visibilidade e inspirar outras iniciativas, foram realizados documentários sobre cada um dos projetos premiados, compondo um banco inédito de práticas exemplares que podem ser acessados no site do Prêmio: https://premioterritorios.institutotomieohtake.org.br/resultados/

 

 

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais