Inscrições para o concurso ‘Prêmios Literários Cidade de Manaus 2023’ vão até o dia 31/03

Interessados em participar do concurso ‘Prêmios Literários Cidade de Manaus 2023’ têm até o dia 31 de março para efetuar inscrição
Foto: Antônio Pereira / Arquivo Semcom
Compartilhe

O prazo de inscrição da 12ª edição dos Prêmios Literários Cidade de Manaus 2023 vai até o dia 31/03. A menos de um mês para o encerramento das inscrições, até o momento, 109 candidatos já garantiram participação no concurso.

A edição de 2023, lançada pela vice-presidente da Manauscult, Oreni Braga, e pelo presidente do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), Tenório Telles, no dia 15/2, está com todo o processo de inscrição on-line, pelo endereço https://concultura.manaus.am.gov.br/premio-literario.

No total, são 10 categorias, com abrangência nacional, totalizando 10 prêmios no valor de R$ 8 mil, respectivamente, além da impressão das obras vencedoras. Em cada uma das categorias, só haverá concurso se inscritos, pelo menos, dois trabalhos concorrentes. A publicação dos vencedores será feita no dia 11 de julho de 2023, no Diário Oficial do Município (DOM) e no endereço eletrônico do Concultura.

Para a vice-presidente da Manauscult, Oreni Braga, os Prêmios Literários vêm revolucionando a cidade de Manaus. “Não só no sentido de fortalecer os grandes escritores, mas também fazer com que a sociedade possa reconhecer que a leitura é importante para a formação do capital intelectual das crianças e dos jovens. Então, os Prêmios Literários, além de trazer tudo isso, ele ainda fortalece os nossos escritores”, reforçou.

O presidente do Concultura, Tenório Telles, ressaltou que esta ação tem como objetivo, promover a literatura e incentivar os escritores, principalmente, os locais. “É uma ação da Prefeitura de Manaus para fomentar as atividades literárias em nossa cidade. É um importante incentivo para todo aquele que se dedica ao cultivo da palavra escrita. O prêmio é hoje um dos mais importantes do Brasil e projeta a cidade de Manaus no circuito dos concursos literários nacionais”, destacou.

O fomento busca, também, incentivar a participação de novos talentos e valorizar os escritores amazonenses em sua própria casa, para que não precisem recorrer a outros Estados, como, por exemplo, o poeta Luiz Bacellar, com sua conhecida obra “Frauta de Barro”, que precisou vencer o prêmio Olavo Bilac, da Prefeitura do Rio de Janeiro, em 1959, que teve como jurados Manuel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade, para ganhar projeção nacional.

 

Categorias

O novo formato envolve as seguintes categorias: prêmio Álvaro Maia (romance ou novela), prêmio Arthur Engrácio (contos), prêmio Péricles Moraes (crônicas), prêmio Violeta Branca Menescal (poesia), prêmio Samuel Benchimol (ensaio), prêmio Áureo Nonato (memória e jornalismo literário), prêmio Alfredo Fernandes (literatura infantojuvenil), prêmio Álvaro Braga (livro de teatro), prêmio Mário Ypiranga Monteiro (ensaio de tradições populares) e o prêmio Djalma Batista (temática amazônica).

 

Prazos

O prazo de inscrição vai até o dia 31/3, por meio do link: https://concultura.manaus.am.gov.br/premio-literario. A análise das obras pela comissão julgadora será no período de 10/4 a 7/7, e a publicação dos resultados com as dez obras vencedoras, acontecerá no dia 11/7, no Diário Oficial do Município (DOM), com reprodução no portal da Manauscult e Concultura.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais