INSS e Funai firmam acordo para agilizar comprovação de indígenas como segurados especiais

Com o acordo será possível que esses segurados tenham reconhecimento automático . Foto: Reprodução site INSS
Compartilhe

O INSS e a Funai firmaram um Acordo de Cooperação, para permitir que a Funai utilize os sistemas do INSS para criar um cadastro integrado da população indígena.

O acordo permite que a Funai e suas unidades descentralizadas realizem serviços previdenciários em favor dos povos indígenas e tenham acesso ao Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), necessário para emissão de certidão da condição de segurado especial dos povos indígenas, consulta aos dados cadastrais e eventuais vínculos empregatícios e histórico de benefícios concedidos.

O presidente do INSS disse que “Para nós é um motivo de muito orgulho e de concretização do propósito finalístico do INSS, este ato de assinatura deste Acordo de Cooperação Técnica com a FUNAI “.

Ele ainda frisou que “Nós do INSS vamos aproveitar esta interação para incentivar que o certificado de exercício de atividade, seja desenvolvido de forma automática e de forma sistêmica, para que tenhamos condições de automatizar o reconhecimento dos direitos da população dos povos indígenas”.

Para Glauco, o acordo vai “viabilizar uma maior eficiência e uma maior atenção a estes membros tão importantes da sociedade brasileira “.

Com a assinatura do acordo será possível que esses segurados tenham reconhecimento automático de direitos previdenciários, como aposentadoria, salário-maternidade, pensão por morte, benefício por incapacidade (antigo auxílio-doença), auxílio-reclusão, seguro defeso – pescador artesanal, além de revisão e recursos desses serviços e cópias de processo.

IMG_3469.JPG
Foto: Reprodução site INSS

Para que possam ser representados pela Funai junto ao INSS, os indígenas deverão assinar o Termo de Representação e Autorização de Acesso a Informações Previdenciárias, conforme consta no ACT, que indicará o serviço ou requerimento que será solicitado, sendo vedada autorização que dê amplos e indiscriminados poderes de representação.

A presidenta da Funai destacou a função social do INSS e da Funai. “Facilitar o acesso aos benefícios sociais, é levar o direito aos povos indígenas que estão mais distantes de muitas realidades do Brasil”. Joenia reconheceu  importância do termo de cooperação entre os órgãos e disse que “a parceria para que os servidores da Funai possam acessar esse sistema do INSS” irá “facilitar o acesso aos direitos sociais”

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais

Iniciar Atendimento
1
Olá bem-vindo ao Portal da Marcela Rosa!

Em que podemos te ajudar? Os nossos serviços são:

- Mentorias em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV.
- Média Training
- Digital Influencer
- Cerimonialista (Português, Inglês e Espanhol)
- Produção de vídeos

Estamos a disposição para atendê-lo, aguardamos você!