Instalação de medidores volta a dar confusão entre moradores e Amazonas Energia

Instalação de medidores volta a dar confusão entre moradores e Amazonas Energia
Foto: REPRODUÇÃO
Compartilhe

Desde a semana passada moradores em vários barrios de Manaus tem se revoltado contra a instalação dos medidores aéreos. A atitude da Amazonas Energia gerou também alguns protestos pacíficos.

Na manhã desta quarta-feira (06/03) foi a vez do conjunto Ajuricaba, no bairro Alvorada, receber a equipe da Amazonas Energia. Os moradores foram obrigados a avisar uma escolinha, por causa das crianças, da instalação dos medidores de energia aéreos.

Em um vídeo compartilhado nas redes, é possível ver os moradores protestando, com alto-falantes, contra a instalação de forma pacífica.

 

Outro bairro que se manifestou contra a ação da concessionária foi o Dom Pedro, zona centro-oeste, no dia 03/03. Os moradores fizeram uma mobilização pacífica na rua Bartolomeu Bueno da Silva, contra a instalação do Sistema de Medição Centralizada (SMC), novo modelo implantado pela Amazonas Energia. Os residentes fecharam a rua para impedir que a empresa continuasse o serviço. A Polícia Militar foi acionada.

Instalação de medidores volta a dar confusão entre moradores e Amazonas Energia
Foto: Reprodução

O problema com os medidores na cidade já vem acontecendo há um bom tempo, mas se intensificou depois que o Supremo Tribunal Federal (STF), declarou inconstitucional a Lei Estadual 5.981/2022, que proibia os aparelhos. Com isso, a Amazonas Energia entendeu que nã há nenhum impedimento legal para a instalação dos medidores.

 

PL em tramitação

No âmbito estadual, políticos vêem que os medidores seguem proibidos. Na quarta-feira (01/03), o presidente da Câmara Municipal de Manaus, Caio André, reforçou que o Projeto de Lei 375/2022 seja aprovado com celeridade pela Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Câmara Municipal.

O PL se trata de acrescentar ao artigo 1º da Lei Municipal nº 2.208/2017, proibindo a instalação de sistemas de medição de energia elétrica, externos ou centralizados, fixados nos postes de energia elétrica, ressalvadas as caixas de passagem de energia elétrica, transformadores e cabeamento de internet e TV a cabo, desde que seja observado um raio de 500 metros entre um e outro, para evitar poluição visual.

Por enquanto, a Amazonas Energia deve continuar com as instalações. De acordo com a assessoria, a meta é chegar a 480 mil pontos até 2030, atualmente há poucos mais de 15 mil.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais