IRAQUE: em meio a crise política, manifestantes invadem parlamento do país

País passa por momento de instabilidade política. Foto: Divulgação
Compartilhe

Na última quarta-feira (27/07), centenas de manifestantes invadiram o Parlamento do Iraque, em protesto contra a nomeação de Nouri al-Maliki como primeiro-ministro. Parte dos envolvidos era de seguidores do xiita Muqtada al-Sadr, líder religioso do país.

O Iraque passa por um momento de impasse político, desde as eleições parlamentares realizadas em outubro do ano passado. As negociações para nomear o primeiro-ministro estão paralisadas porque há disputas entre grupos xiitas e curdos, sobretudo, que impedem a formação de um governo.

O Iraque está há cerca de 290 dias sem um líder de governo. Durante o período, o primeiro-ministro Mustafa al-Kadhimi permaneceu no cargo.

As manifestações tiveram início em uma praça da Bagdá, capital do Iraque. Em seguida, os manifestantes se dirigiram para a zona verde da cidade, área onde se localizam as embaixadas e prédios do governo. Por fim, eles conseguiram entrar dentro do Parlamento, subindo em mesas e levantando bandeiras.

Segundi o jornal britânico The Guardian, a polícia iraquiana fez uso de gás lacrimogêneo, na tentativa de dispersar os manifestantes e impedi-los de ultrapassarem os portões da zona verde. A ação policial não obteve sucesso.

Segundo a Al Jazeera, os manifestantes só retornaram para casa depois que Muqtada al-Sadr pediu o fim dos protestos. Eles carregavam retratos o líder religioso e gritavam frases de apoio.

 

CONTEXTO

Dos 329 assentos do parlamento iraquiano, 74 foram ocupados pelo bloco que apoia Muqtada al-Sadr. Porém, no mês de junho, os integrantes do bloco renunciaram. Conforme o Sadr, na ocasião, a decisão representava um “sacrifício” para “livrar” o população da guerra e de um “destino desconhecido”.

Com o fim do governo de Saddam Hussein, em 2003, houve uma alternância de llíderes religiosos no poder. Convencionou-se, por exemplo, que a presidência deve ser ocupada por um representante curdo, enquanto os partidos xiitas, que representam a maioria da população, devem ocupar o cargo de primeiro-ministro. Já a chefia do Parlamento será concedida aos sunitas.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais

Iniciar Atendimento
1
Olá bem-vindo ao Portal da Marcela Rosa!

Em que podemos te ajudar? Os nossos serviços são:

- Mentorias em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV.
- Média Training
- Digital Influencer
- Cerimonialista (Português, Inglês e Espanhol)
- Produção de vídeos

Estamos a disposição para atendê-lo, aguardamos você!