Israel revida e lança ataque contra o Irã, diz imprensa dos EUA

TV oficial iraniana disse que "fortes explosões" ocorreram na província de Isfahan (centro). Autoridades suspenderam todos os voos comerciais a partir e com destino a vários aeroportos, incluindo Teerã. Foto: REprodução
Compartilhe

Israel realizou um ataque militar ao Irã, disse um responsável dos EUA à CNN, em uma escalada potencialmente perigosa num conflito em rápida expansão no Médio Oriente, que as autoridades iranianas têm até agora procurado minimizar . Israel não comentou e o Irã não identificou a origem do ataque.

Autoridade iraniana disse que as defesas aéreas interceptaram três drones e que não houve relatos de ataque com mísseis. A mídia iraniana informou que os locais associados ao programa nuclear iraniano eram seguros e publicou imagens de cenas calmas nas áreas onde foram relatadas as explosões .

Falando de Capri, Itália, o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, disse que os países do G7 estão “empenhados em diminuir” as tensões entre Israel e o Irão.

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, participa de uma reunião na reunião dos Ministros das Relações Exteriores do G7 na Ilha de Capri, Itália, em 19 de abril.
O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, participa de uma reunião na reunião de Ministros das Relações Exteriores do G7 na Ilha de Capri, Itália. Foto: Gregorio Borgia/Reuters

Israel ponderou durante dias a sua resposta aos ataques sem precedentes do Irão no fim de semana , a maioria dos quais foram interceptados . O Irã lançou o ataque em retaliação a um suposto ataque israelense ao complexo de sua embaixada na Síria no início deste mês.

O presidente do Irão, Ebrahim Raisi, falando durante uma visita na sexta-feira à cidade de Damghan, a leste de Teerão e centenas de quilómetros a norte de Isfahan, nem sequer fez referência ao ataque israelita. Em vez disso, ele falou do ataque do Irão uma semana antes contra Israel, que chamou de “necessário, obrigatório” e um “sinal do poder da república islâmica e das suas forças armadas”.

Um alto funcionário israelense disse ao Washington Post que o contra-ataque israelense “tinha a intenção de sinalizar ao Irã que Israel pode atacar seu território”. 

A agência de notícias Reuters citou uma autoridade iraniana não identificada dizendo que não havia planos em Teerã para responder à retaliação israelense. 

FILE PHOTO: A missile is launched during a military exercise in Isfahan, Iran, October 28, 2023. Iranian Army/WANA (West Asia News Agency)/Handout via REUTERS/File Photo

“Acho que é uma resposta comedida”, disse Efraim Halevi, especialista em inteligência israelense e ex-diretor da agência de inteligência Mossad de Israel, à CBS News na sexta-feira. “Não é de forma alguma proporcional ao ataque que tivemos de enfrentar há alguns dias, mas é suficiente para enviar a mensagem à liderança no Irão.”

As companhias aéreas Emirates e FlyDubai, com sede em Dubai, começaram a desviar voos em torno do oeste do Irã na manhã de sexta-feira, após a notícia do ataque israelense. As transportadoras não ofereceram nenhuma explicação, embora os avisos locais aos aviadores sugerissem que o espaço aéreo poderia ter sido fechado.

O Irã anunciou que suspendeu voos comerciais em Teerã e em áreas de suas regiões ocidental e central, mas a televisão estatal disse mais tarde que as operações normais de voo foram retomadas.

 

 

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais