Um jornalista da BBC identificado como Edward Lawrence foi preso, na noite de domingo (27/11), pela polícia de Xangai durante protestos, de acordo com as informações da própria emissora britânica. O profissional chegou a apanhar no momento da prisão.
Conforme a BBC e imagens que circulam nas redes sociais apontam que o jornalista fazia a cobertura de protestos contra a política rígida da Covid-zero nas ruas de Xangai quando foi detido e algemado. E, embora tenha sido libertado mais tarde, um porta-voz da emissora declarou estar extremamento preocupado com o tratamento e afirmou que Lawrence foi “espancado e chutado” pelas autoridades locais.
Em nota, a emissora explica que o jornalista trabalhava credenciado e não recebeu nenhuma explicação oficial ou pedido de desculpas da polícia chinesa, “além de uma alegação dos funcionários que mais tarde o libertaram de que o prenderam para seu próprio bem, caso ele pegasse Covid da multidão”. Mas que não considera uma explicação credível.
Nesta segunda-feira (28), Zhao Lijian, porta-voz do ministério das Relações Exteriores da China disse que Lawrence não se identificou como jornalista durante a abordagem policial e que a imprensa estrangeira deve cumprir regras enquanto estiverem no país.