O PhD de Comunicação Social e docente da Faculdade Martha Falcão Wyden, jornalista Ricardo Lins, foi agraciado na primeira edição do Prêmio Arara Cultural 2022; evento que é realizado pela Academia de Letras e Culturas da Amazônia (Alcama) e a Associação Brasileira de Escritores e Poetas Pan-Amazônicos (ABEPPA). A homenagem ocorreu no Auditório do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas – TJAM, Zona Centro-Sul de Manaus.
Foram 40 personalidades da Cultura, das Artes, da Educação, do Empreendedorismo e das Ciências na Amazônia. A programação do evento foi elaborada pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), pela Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom) e pelo Conselho Municipal de Cultura (Concultura).
Neste primeiro semestre de 2022, o professor receberá a honraria de Cultura e Excelência na comunicação social. “Meu maior título sempre será professor. Isso me motiva a levantar todos os dias, fazer aulas inusitadas e motivar meus pupilos a superarem suas limitações independentemente de onde eu estiver lecionando, meus alunos são mais preciosos e valorosos que cifras”, destacou o professor da Martha Falcão Wyden.
Em 2003, o docente recebeu o convite para integrar a produção executiva e operacional do Reality Show “Survivor” – onde durante as suas temporadas de 6ª (2003) foi gravada no Amazonas e na 18ª temporada (2009), foi consultor técnico, onde as locações escolhidas foram um local ainda pouco conhecido no Brasil, O Jalapão, no estado do Tocantins.
Dentre seus tantos momentos de destaque atuando pela comunicação, recebeu o diploma de Honra ao Mérito por formar a primeira turma de comunicadores indígenas, vindos de 27 aldeias situadas nas regiões próximas à São Gabriel da Cachoeira.
PHD, detentor de diversos prêmios, Ricardo Lins é docente da Wyden nos cursos de Comunicação Social, já tendo feito parte do quadro efetivo de outras instituições de ensino superior e professor convidado das Universidades de Copenhagen (Dinamarca), Kings College (Londres), Universidade de Malmö (Suécia) e Pesquisador do Centro de Antropologia do Museu Britânico e do Museu de Etnologia de Munique.