Justiça determina suspensão de censura do filme “Como se tornar o pior aluno da escola”

Fabio Porchat em cena do filme Foto: Reprodução
Compartilhe

Nesta terça-feira (05/04), a decisão da juíza Daniela Berwanger Martins, da 7ª Vara Federal do Rio de Janeiro, suspendeu o despacho que ordenava a retirada do filme “Como se tornar o pior aluno da escola” (2017) de plataformas streaming.

O filme foi acusado recentemente de fazer susposta apologia à pedofilia, o despacho de censura do Departamento de Proteção e de Defesa do Consumidor (DPDC), ligado ao Ministério da Justiça, foi divulgado no dia 15 de março. E, no dia seguinte, a classificação etária do filme foi alterada de 14 para 18 anos pela Secretaria Nacional de Justiça (SENAJUS).

A juíza considerou a invalidade do despacho, por basear a censura do filme em sua classificação etária anterior.

“Considerando que falha na classificação indicativa do filme foi apontada como situação fática a dar ensejo à decisão, com a sua alteração para o limite máximo pela SENAJUS o motivo indicado para o ato deixa de se fazer presente. Diante disso, é imperioso reconhecer que a decisão deixa de ter compatibilidade com a situação de fato que gerou a manifestação de vontade, tornando a motivação viciada, e, consequentemente, retirando o atributo de validade do ato”, escreveu Berwanger.

A decisão atende a pedidos do Ministério Público Federal e da Associação Brasileira de Imprensa, que alegavam o cerceamento da liberdade de expressão.

 

Fonte: CartaCapital

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais