A Receita Federal divulgou nesta segunda-feira (30/03) que 8.195.164 declarações já foram recebidas pelos sistemas. De acordo com o supervisor nacional do IR, auditor-fiscal Joaquim Adir, a expectativa é de que 32 milhões de contribuintes entreguem declaração neste
ano. O prazo de entrega da declaração do Imposto e Renda da Pessoa Física é até 30 de abril, e segundo a Receita não será prorrogado.
A orientação é para que o contribuinte aproveite que está em casa, em isolamento social, para terminar de organizar os documentos necessários para a declaração.
Este ano algumas poucas mudanças foram observadas por economistas e contadores, como por exemplo, o fim do uso de pagamento de empregados doméstico para fins de restituição. Ou seja, este gasto com funcionários domésticos não podem mais ser abatidos e restituídos.
O contador Jean Amorim , da Amorim contabilidade explica que todos as pessoas que tiveram rendimentos tributáveis acima 28,559,70, uma média de 2.300 por mês devem fazer a declaração de ajuste anual junto a Receita Federal. ” Dividas com terceiros, escolas, saúde e até cartão de crédito devem ser declaradas’ explica Amorim.
Outra dica do Contador Jean Amorim é para quem é vendedor e usa a maquininha de cartão de crédito. ” Quem tem comércio e usa a máquina par passar o cartão dos clientes , para receber suas vendas, usando o seu CPF, também deve estar atento e declarar este faturamento a Receita” orienta Amorim.
Todas as orientações sobre a Declaração do IRPF 2020 estão disponíveis em: IRPF2020. A Receita divulgou que os balanços continuarão a ser enviados às 11h nas segundas e 17h às quintas até o fim da primeira quinzena de abril. A partir de então divulgaremos nova periodicidade.
*redação e assessoria
Compartilhe