Segundo levantamento da MapBiomas utilizado para a produção da novela Pantanal, o Pantanal perdeu 12% da cobertura de vegetação nativa nas últimas três décadas.
O levantamento foi um pedido da emissora de televisão, Globo, para a preparação da equipe de produção da novela Pantanal, para entender a alteração do ecossistema entre a primeira versão e o remake do clássico homônimo.
A análise coletou dados de queimadas, desmatamento, falta de água e concluiu que o bioma perdeu 12% da cobertura de vegetação nativa nas últimas três décadas, uma área equivalente a 12 vezes o tamanho da cidade de São Paulo.
O Pantanal é, proporcionalmente, o bioma que mais queimou no Brasil em 36 anos e, dos 10 estados brasileiros que mais sofreram com queimadas até 2020, Mato Grosso é o que apresentou maior ocorrência de fogo, com 389.014 km² de área devastada pelas chamas.
O conteúdo ainda aponta que agosto, setembro e outubro são os meses mais críticos e cerca de 67% da área afetada pelo fogo foi queimada mais de uma vez em 36 anos.
*Com informações do exame.