Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro leva espetáculos natalinos a escolas do Amazonas

Foto: MICHAEL DANTAS/SEC
Compartilhe

Centros Educacionais de Tempo Integral (Cetis) de Manaus, Iranduba e Manacapuru espetáculos de dança, música e teatro realiazam nesta semana apresentações, fruto de uma parceria entre as secretarias estaduais de Educação e Desporto e a de Cultura e Economia Criativa, que visa aproximar os estudantes das artes e dar visibilidade aos corpos artísticos do Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro. O Ceti Áurea Braga foi o primeiro a sediar as apresentações.
Serão três espetáculos apresentados: “Uma Carta de Natal”, “Tonho e Paco no caminho no menino Jesus” e “Natal Urbano”. Ao todo, 172 artistas se apresentam nos Cetis Áurea Pinheiro Braga, Gilberto Mestrinho, Maria Izabel Desterro, Engº Ségio Pessoa, João dos Santos Braga, Cinthia Regia, Senador Petrônio Portella e Prefeito Washington Luis. Dois dos Cetis são nos municípios de Iranduba e Manacapuru.
Cada escola receberá dois espetáculos por dia, sendo uma apresentação às 14h e outra às 15h. Cada apresentação dura cerca de 40 minutos, segundo o diretor técnico-artístico, Davi Nunes. As apresentações contam com produção, cenário, sonorização e iluminação, para garantir que a experiência seja a mais próxima de um teatro.
Nunes diz ter ficado feliz com a iniciativa e a chance de levar cultura aos estudantes. “É a primeira vez que vamos fazer um espetáculo no bairro Santa Etelvina, então, é um projeto com o qual vamos conseguir chegar a lugares muito almejados da nossa parte, e eu estou muito feliz. Meu objetivo é que isso se propague mais ainda, que isso cresça, porque nós, como agentes culturais, temos a oportunidade de chegar a um público que não consegue chegar ao Centro da cidade para ver os corpos artísticos e consumir cultura, e, claro, o objetivo social é imenso. Você permite que a criança veja um espetáculo e visualize uma oportunidade para ele” comenta.
As turmas do ensino fundamental foram as primeiras a assistir as apresentações. A estudante Jamilly Souza, de 12 anos, do 6° ano, aprovou a iniciativa. “É a primeira vez que eu vejo aqui na escola. Eu acho muito interessante e que incentiva muito, porque as pessoas que estão lá, no palco, são como a gente e eu me espelho para não desistir e também estar lá um dia”, diz a adolescente, que procura desenvolver o canto.
Luiz Felipe Oliveira, 12, do 7° ano, fez aulas no Liceu Cláudio Santoro e vê na arte uma forma de melhorar a vida das pessoas. “Acho que a arte traz felicidade para nossa vida. A música melhora o humor quando a pessoa está triste, faz pensar em outras coisas, a ficar melhor e é importante para a sociedade”, diz o jovem, que canta na igreja que frequência.
Programação
2/12: Uma Carta de Natal, às 14h e 15h – CETI Áurea Pinheiro Braga
3/12: Uma Carta de Natal, às 14h e 15h – CETI Gilberto Mestrinho
4/12: Tonho e Paco no caminho do menino Jesus, às 14h e 15h – EETI Maria Izabel  F.X. Desterro e Silva, em Iranduba
5/12: Uma Carta de Natal, às 14h e 15h – CETI Engº Sergio Alfredo Pessoa Figueiredo
6/12: Tonho e Paco no caminho do menino Jesus, às 14h e 15h – CETI João dos Santos Braga
9/12: Natal Urbano, às 14h 15h – CETI Profª Cinthia Regia Gomes do Livramento
11/12: Natal Urbano, às 14h e 15h – CETI Profª Cinthia Regia Gomes do Livramento
13/12: Natal Urbano, às 14h e 15h – CETI Washington Luiz Régis da Silva, em Manacapuru

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais