Líderes indígenas querem nova meta para proteger Amazônia do desmatamento

O ministro da Justiça, Anderson Torres, se solidarizou com parentes e amigos do delegado, lamentando sua morte. Foto: Ilustrativa (REUTERS/Bruno Kelly)
Compartilhe

Grupos indígenas convocaram líderes mundiais a apoiarem uma nova meta para proteger 80% da bacia amazônica até 2025, dizendo que são necessárias medidas ousadas para deter o desmatamento que está levando a maior floresta tropical do planeta a um ponto sem volta.

Os representantes da Amazônia lançaram campanha em uma conferência de nove dias em Marselha, onde milhares de funcionários, cientistas e ativistas buscam firmar a base para as rodadas de conversas da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre biodiversidade na cidade chinesa de Kunming no próximo ano.

“Convidamos a comunidade global a se unir conosco para reverter a destruição de nossa casa, e assim salvaguardar o futuro do planeta”, disse à Reuters José Gregorio Díaz Mirabal, coordenador principal da Coordenadoria das Organizações Indígenas da Bacia Amazônica (Coica), que representa os grupos em nove países da bacia.

Pouco menos de 50% da bacia do Amazonas se encontra atualmente sob algum tipo de proteção oficial ou administração indígena, segundo uma pesquisa publicada no ano passado.

Mas a pressão vinda de setores como a pecuária, mineração e exploração petrolífera está aumentando.

No Brasil, que tem 60% do bioma, o desmatamento aumentou desde a chegada do presidente Jair Bolsonaro ao poder em 2019, alcançando um máximo de mais de uma década no ano passado.

A bacia do Amazonas perdeu em sua totalidade 18% de sua cobertura florestal original, enquanto outros 17% foram degradados, segundo um estudo publicado no mês de julho pelo Painel de Ciências para a Amazônia, baseado em uma pesquisa de 200 cientistas.

Se o desmatamento alcançar a faixa dos 20 a 25%, isso pode iniciar um processo em que a Amazônia irá secar e se converter aos poucos em uma savana, segundo o pesquisador brasileiro Carlos Nobre.

Reuters

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais