A 13ª edição do Mississippi Delta Blues Festival (MDBF), que será realizada nos dias dias 17, 18, 19 e 20 de novembro, destaca um line up especial para esta que é a Clarksdale Edition, celebrando uma das principais cidades do Delta do Mississippi e tema desta edição.
Entre os destaques das noites de Blues estão Freddie Dixon, filho do lendário baixista e compositor Willie Dixon, vindo de Chicago (EUA) até os palcos do festival, que neste ano estão localizados no Parque de Eventos da Festa da Uva, em Caxias do Sul (RS). Outros nomes que prometem deixar qualquer bluesfan realizado estão o guitarrista e gaitista Bill “Watermelon Slim” Homans, uma lenda viva do Blues que tem influências também do country e do rock, e D’Kieran “D.K.” Harrel, embaixador do Blues pelo B.B. King Museum e Delta Interpretive Center, que se apresentará juntamente com o saxofonista Dr. Alphonso Sanders, diretor do BB King Recording Studio.
Entre tantas outras grandes atrações presentes no line up, estão nomes nacionais como Back2Blues, banda carioca que traz influências do Texas Blues. Para fechar o MDBF com chave de ouro, o palco principal do evento contará com show da Lucille, clássica banda caxiense, com participação do saxofonista, compositor e produtor musical Beto Saroldi. “Um dos fatores mais importantes do festival é essa conexão entre os músicos, as interações entre eles que provocamos. Essa mistura é essencial, até porque o Blues é isso mesmo: é a verdade, é o presente, também é o improviso”, explica Toyo Bagoso, idealizador do MDBF.
Segundo ele, sua visita mais recente a Clarksdale foi fonte de inspiração para a construção do line up da edição de 2022 do MDBF. “Fui conhecendo novos nomes, sendo apresentado ao cenário atual daquela cidade que é uma das mais importantes para o blues. Lá, a música ao vivo acontece sete dias por semana, promovendo a herança cultural e eternizando essa manifestação musical”, afirma.
Ainda, o encerramento do evento, no dia 20, terá acesso gratuito ao Parque da Festa da Uva com uma celebração ao Dia da Consciência Negra com show especial, das 15h às 20h. No palco, além de atrações do line up dos três dias do festival e jam session, também haverá apresentações de integrantes da Orquestra Municipal de Caxias do Sul.