Live do Inpa apresenta iniciativas de manejo florestal em comunidades no Amazonas

Live de Tecnologia Social do Inpa apresenta iniciativas de manejo florestal em comunidades no Amazonas
Foto: Divulgação
Compartilhe

A edição de maio da Live de Tecnologia Social, iniciativa do projeto Rede Amazônica de Tecnologia Social do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), discute iniciativas e resultados da capacitação de manejadores comunitários. A live será no próximo dia 26, com transmissão às 9h (horário de Manaus) pelo canal do YouTube/InpadaAmazonia.

Com o tema “Manejo Sustentável de Recursos Florestais Madeireiros em Florestas de Várzea” a live terá como convidada a engenheira florestal Emanuelle Raiol Pinto do Programa de Manejo Florestal Comunitário do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá. A mediação ficará por conta da coordenadora da Rede Amazônica de Tecnologia Social e coordenadora de Tecnologia Social do Inpa, Denise Gutierrez.

O programa de capacitação fortalece e incentiva o uso da floresta por meio do manejo, implementando experiências na área de manejo florestal madeireiro, não-madeireiro e organização social para uso de recursos florestais. “Com potencial econômico madeireiro, o manejo florestal desperta nos manejadores comunitários o interesse para o uso sustentável dos recursos florestais”, destaca a engenheira florestal.

Manejo Florestal

O manejo florestal tem objetivo de garantir a conservação da biodiversidade, a produção de madeira e outros produtos florestais. Além de serviços ecossistêmicos, como a regulação do clima e a proteção do solo e da água, se utilizando de procedimentos para gerenciar de forma sustentável as florestas. Manejo florestal não é desmatamento, é caracterizado como ecológico, econômico e social.

Emanuelle acrescenta que o manejo busca garantir a participação das comunidades locais, valorizando seus conhecimentos e práticas tradicionais e promovendo a geração de renda e o desenvolvimento socioeconômico.

Já o manejo florestal não-madeireiro é uma estratégia de valorizar e promover o uso sustentável dos recursos florestais que não são madeira, como frutos, sementes, fibras, plantas medicinais, óleos, resinas, entre outros. Além de contribuir na subsistência de comunidades tradicionais, o manejo não-madeireiro também contribui para a conservação da floresta em pé.

As capacitações são feitas anualmente e realizadas por etapas. No primeiro momento, é realizado o inventário florestal, coletando  as informações referentes à altura, à circunferência e à localização das árvores. Tudo registrado em formulários de campo.

Inscrições

Os inscritos com efetiva participação receberão Declaração de Participação de 3 horas. Para se inscrever, clique aqui.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais