Todo mundo já foi criança, inclusive os seres históricos da vida brasileira. Partindo dessa premissa, podemos crer que o nascimento, a infância e as vivências dos primeiros anos de vida são cercados de belezas, aventuras e particularidades dos nossos locais de origem. Neste mote, o livro “A menina, o menino e o fio do tempo” inova ao contar uma breve biografia de um dos casais mais importantes da nossa história: Lampião e Maria Bonita.
Para contar a história da menina e do menino, as autoras Lenice Gomes e Cláudia Lins fizeram uma pesquisa profunda entre Alagoas, Pernambuco e Sergipe, assim como visitaram o Museu do Sertão (em Piranhas, AL); o Museu do Cangaço (em Serra Talhada, PE); e o Museu de Arqueologia de Xingó (em Canindé do São Francisco, SE).
O resultado é um livro leve, cheio de belas ilustrações (de Daniela Aguilar) e em linguagem poética. Por meio da intertextualidade com cantigas de roda, descreve as características regionais da zona rural do sertão nordestino, a infância em contato com a natureza, a cultura e o artesanato. De forma sutil, o cangaço é citado como um elemento do “fio do tempo”, mas nada que impeça seu uso em sala de aula ou como sugestão de leitura para crianças.
Livro: A menina, o menino e o fio do tempo
Texto: Lenice Gomes e Cláudia Lins
Ilustrações: Daniela Aguilar
Número de páginas: 48
Para saber mais sobre a obra acesse: https://bit.ly/3SjQsyK