Livro “No meio da noite, no meio do mar” incentiva a imaginação inata das crianças

Livro “No meio da noite, no meio do mar” incentiva a imaginação inata das crianças
Foto: Divulgação
Compartilhe

A imaginação inata de todas as crianças é algo incrível e deve ser incentivado. Afinal, elas conseguem imaginar coisas, lugares, seres ou mesmo ver coisas do cotidiano com “cores” que só elas conseguem identificar. Isso é ótimo para a sua formação sensorial e até artística e é destaque do livro de contos “No meio da noite, no meio do mar”, de Severino Rodrigues, com ilustrações de Adilson Farias, lançado pelo Selo Saberes e Letras, da Paulinas Editora.

Trata-se de um conto infantil sobre o poder do sonho, da fantasia e da imaginação. Um elogio à criatividade inata das crianças e da força poética que a leitura literária proporciona em sala de aula.

Ao longo de páginas repletas simbolismo, um menino descreve sua solidão num barquinho no meio do mar. Sente medo quando algo passa embaixo do barquinho e o balança, algo sobrevoa sua cabeça e quase leva seu chapéu. Ouve uma voz ao longe, que não consegue decifrar. O pássaro pousa numa árvore, o peixe vira um puma, o mar se transforma em mata. O puma bebe água numa lagoa, que começa a subir e leva o barquinho até a lua. De lá o pescador vê as estrelas, cometas, a face da Terra… A voz agora está mais perto e ele a ouve bem cristalina: “João, está dormindo?”.

O livro dialoga com as discussões contemporâneas de formação de novos leitores ao mesmo tempo em que exalta a importância dos transmissores culturais. Também contribui para o estímulo e a valorização da leitura literária, para o reconhecimento da força criativa e criadora da imaginação da criança.

 

Severino Rodrigues é mestre em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e, atualmente, é professor de Língua Portuguesa no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). Entre outros prêmios, ganhou o Selo Seleção da Cátedra Unesco de Leitura da PUC-Rio, o Melhor Texto Juvenil pela Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (AEILIJ) e o Prêmio Ganymedes José de Literatura Infantil da União Brasileira dos Escritores (UBE-RJ). Venceu também o concurso Leia Comigo!, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), com o relato de uma aula de leitura literária na escola.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais