Clássico atemporal, O Pequeno Príncipe é o terceiro livro mais traduzido do mundo, podendo ser apreciado em mais de 160 idiomas, além de ser o segundo mais lido no Brasil, ganhando diversas adaptações, seja no cinema ou em espetáculos teatrais e musicais.
Escrita e inspirada nas paixões do escritor, ilustrador e aviador francês, Antoine de Saint-Exupéry, a obra aborda a história de um piloto que, após uma pane em seu motor, sofre uma queda de avião no deserto do Saara e acaba conhecendo um pequeno príncipe. A criança, então, aproveita o tempo em que estão juntos para contar sobre suas aventuras.
Ouvindo os relatos fantásticos, o protagonista reavalia seu amadurecimento e alguns valores que deixam de ser considerados importantes na vida adulta. É desse momento que nasce a célebre frase, usada à exaustão e cultuada mundialmente: “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”. E são esses acontecimentos que acompanham o leitor neste livro, constituindo uma jornada de reflexões e aprendizados acerca do comportamento humano e suas nuances, a partir de uma relação de amizade improvável.
Neste ano, a Editora Ática inova com uma edição inédita da obra: uma ilustração de capa exclusiva, desenvolvida a partir de aquarelas do próprio autor – presentes no interior do livro –, e uma nova tradução, mais voltada ao leitor jovem da atualidade, são alguns dos grandes destaques da versão. Por exemplo, optou-se por traduzir a célebre frase utilizando uma linguagem mais próxima do jovem leitor, sem o menos falado “tu”:
– Os homens esqueceram essa verdade – falou a raposa. – Mas você não a deve esquecer. Você se torna para sempre responsável pelo que cativa. Você é responsável por sua rosa…
Junto a isso, o livro também conta com materiais que vêm para enriquecer a imersão em O Pequeno Príncipe. Um apêndice informativo ilustrado e um suplemento de leitura com a contextualização histórica da obra e do autor são elementos que devem conquistar antigos fãs do clássico e apaixonar novos leitores.