Maior ataque aéreo da Rússia em semanas aumenta pressão sobre Ucrânia

Os ataques aéreos ocorreram no dia em que a Ucrânia comemora a vitória sobre o nazismo na Segunda Guerra Mundial. Foto: REprodução Reuters
Compartilhe

Mísseis e drones russos atingiram quase uma dúzia de instalações críticas de infraestrutura ucranianas, em um grande ataque aéreo na manhã desta quarta-feira (08/05), causando sérios danos a três usinas termelétricas da era soviética, disseram autoridades de Kiev.

A Força Aérea disse ter abatido 39 dos 55 mísseis e 20 dos 21 drones de ataque usados ​​no ataque, o que aumenta a pressão sobre o sitiado sistema energético da Ucrânia, mais de dois anos desde que a Rússia lançou sua invasão em grande escala.

“Outro ataque massivo à nossa indústria energética!” O ministro da Energia, German Galushchenko, escreveu no aplicativo Telegram.

Duas pessoas ficaram feridas na região de Kiev e uma na região de Kirovohrad, disse o ministro do Interior, Ihor Klymenko.

Cerca de 350 equipes de resgate corriam para minimizar os danos causados ​​a diversas instalações de energia, 30 casas, veículos de transporte público, carros e um quartel de bombeiros, disse ele.

As instalações de geração e transmissão de energia nas regiões de Poltava, Kirovohrad, Zaporizhzhia, Lviv, Ivano-Frankivsk e Vinnytsia foram visadas, disse Galushchenko.

O ataque foi o mais recente de uma onda de ataques a infraestruturas energéticas críticas que começou em março.

Os ataques já forçaram as autoridades a impor apagões contínuos em diversas regiões, mas o seu impacto total será provavelmente sentido no final do ano, quando o consumo de energia atingir o pico no auge do Verão e no Inverno.

Com excepção do sudeste de Zaporizhzhia, todas essas regiões estão localizadas longe das linhas da frente, no leste, onde ocorrem intensos combates e a Rússia tem vindo a ganhar terreno.

Galushchenko não mencionou os nomes das instalações atingidas, parte de uma política de sigilo durante a guerra que Kiev diz ser necessária para evitar que a Rússia use as informações para novos ataques aéreos.

O governador de Lviv, Maksym Kozytskyi, disse que a Rússia também atacou uma instalação de armazenamento de gás natural em sua região, no oeste do país, informou a Radio Free Europe/Radio Liberty.

Não houve comentários imediatos de Moscou. A Rússia nega ter como alvo civis, mas vê o sistema energético ucraniano como um alvo militar legítimo.

 

(Reuters)

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais

Iniciar Atendimento
1
Olá bem-vindo ao Portal da Marcela Rosa!

Em que podemos te ajudar? Os nossos serviços são:

- Mentorias em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV.
- Média Training
- Digital Influencer
- Cerimonialista (Português, Inglês e Espanhol)
- Produção de vídeos

Estamos a disposição para atendê-lo, aguardamos você!