Durante a Operação Ano Novo, a ser realizada até o dia 1º de janeiro, mais de 20 mil pessoas devem utilizar os modais coordenados pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Amazonas (Arsepam) , que reforçou a fiscalização dos serviços de transportes intermunicipais.
“O objetivo da Arsepam, assim como dos demais órgãos que nos apoiam, é reforçar nossas fiscalizações para que possamos atender com excelência o grande fluxo de passageiros. Segurança é a palavra-chave do nosso trabalho”, afirma o diretor-presidente da Arsepam, João Rufino Júnior.
A operação conta com o apoio do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), da Polícia Militar do Amazonas (PMAM); da Superintendência Estadual de Navegação, Portos e Hidrovias (SNPH); e do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM).
Rodoviário
No modal rodoviário intermunicipal, um número superior a 9.500 mil passageiros deve utilizar esse sistema durante a operação. De acordo com o Departamento de Transporte Rodoviário (DETR), as fiscalizações devem ultrapassar mil de 29 a 1º de janeiro.
As vistorias no transporte rodoviário ocorrem no Terminal Rodoviário Engenheiro Huascar Angelim – Rodoviária de Manaus, bairro Flores, zona centro-sul; na Barreira de Fiscalização Estadual (AM-010 e BR-174), bairro Santa Etelvina, zona norte; na Barreira de Fiscalização Estadual da Avenida das Flores, bairro Lago Azul (entrada do Viver Melhor 1), zona norte; após a Ponte Jornalista Phelippe Daou (Ponte Rio Negro), em Iranduba; e no Terminal Rodoviário de Itacoatiara.
Hidroviário
Mais de 10.500 mil pessoas devem utilizar o modal hidroviário intermunicipal em quatro dias. Segundo o Departamento de Transporte Hidroviário (DETH), as fiscalizações devem passar de 300 no período.
No modal hidroviário intermunicipal, a Arsepam atua no Porto de Manaus, atendendo também ao movimento nas balsas da Manaus Moderna, ambas no Centro da capital; e no Porto da Ceasa, na zona sul de Manaus.
Ouvidoria
Para denúncias e sanar dúvidas, a Ouvidoria da Arsepam conta com atendimento 24 horas, por meio do WhatsApp (92) 98408-1799; e de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, pelo 0800 280 8585.
De forma presencial, o órgão atende das 8h às 14h, na Rodoviária de Manaus, e de modo digital pelo sistema Fala.BR (plataforma de acesso à informação); e-mail ([email protected]); Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC); e pelas redes sociais no