Mais de 30 lideranças debatem sobre gestão da conservação na Amazônia

Mais de 30 lideranças debatem sobre gestão da conservação na Amazônia
Foto: Divulgação/ WCS Brasil
Compartilhe

A “Oficina de Gestão Integrada das Áreas Protegidas da BR-319” aconteceu nos dias 19 e 20/08 com a participação de mais 30 lideranças comunitárias e de instituições parceiras.

Realizado pela WCS Brasil (do inglês, Wildlife Conservation Society), o evento aconteceu na Inspetoria Nossa Senhora da Amazônia, no bairro Aleixo, em Manaus (AM), com a intenção de conectar gestores de UCs e lideranças comunitárias de territórios da área de influência da rodovia, além de difundir iniciativas sociais e ações de instituições governamentais, e não governamentais na região.

“As nossas UCs também são grandes na Amazônia, mas a junção delas atinge dimensões de paisagens. Então, nesse contexto de colapso climático, a escala de atuação é fundamental.

É importante também encontrar as lideranças sociais para alinhar as necessidades dessas populações tradicionais, buscando compatibilizar a conservação da natureza e o desenvolvimento regional”, enfatizou o diretor adjunto da WCS Brasil, Marcos Amend.

O evento apresentou informações para nivelamento a respeito de Mosaicos de Áreas Protegidas, um modelo de gestão de Áreas Protegidas de diversas categorias que visa a participação, integração e envolvimento de gestores de UCs, e da população envolvida na gestão delas.

Segundo a líder da Iniciativa Estratégica de Governança Territorial do Instituto de Conservação de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam), Fernanda Meirelles, a formação de um Mosaico das Áreas Protegidas já existentes na área de influência da BR-319 é de extrema importância para evitar conflitos em torno da rodovia.

“Foi discutido como a criação de um mosaico, pensando na gestão integrada das Áreas protegidas, pode ajudar na conservação da região e na melhoria da qualidade de vida das pessoas,” explica Fernanda.

A líder ainda acrescenta que também foram abordados os problemas de pressões externas nessas Áreas Protegidas.

“Sabemos que isso vem em decorrência das obras de infraestrutura que existem na região. Uma obra como a da BR-319 aumenta a pressão nessas áreas, por mais distante que elas estejam da estrada. A gente já observa um impacto direto”, conclui Fernanda.

 

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais

Iniciar Atendimento
1
Olá bem-vindo ao Portal da Marcela Rosa!

Em que podemos te ajudar? Os nossos serviços são:

- Mentorias em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV.
- Média Training
- Digital Influencer
- Cerimonialista (Português, Inglês e Espanhol)
- Produção de vídeos

Estamos a disposição para atendê-lo, aguardamos você!