Mais de 34 mil alunos da rede municipal de ensino fazem 3° simulado Pró-Saeb

A ação pedagógica visa observar os avanços dos estudantes . Fotos - Mário Oliveira/ Semed
Compartilhe

Assegurar o processo de avaliação do rendimento escolar no ensino fundamental é uma das diretrizes da Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

Seguindo esse princípio, a Prefeitura de Manaus aplicou, nesta quarta-feira (03/05 ), o 3° Simulado em preparação às provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para 34.583 estudantes, do 5º e 9º ano do ensino fundamental, de 295 unidades da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

A ação pedagógica visa observar os avanços dos estudantes nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, sendo composta por 44 questões de múltiplas escolhas, com quatro alternativas. O simulado é uma das etapas do programa “Educa + Manaus”, iniciativa desenvolvida na capital.

“O prefeito David Almeida tem tido uma visão muito respeitosa e carinhosa com a educação municipal. Nos últimos meses, temos reinaugurado diversas escolas e valorizado cada vez mais nossos servidores. Tudo isso, para oferecermos uma educação de excelência aos estudantes. Esse simulado de hoje é somente uma fase do programa Educa Mais Manaus, porque é agora que conseguimos fazer o diagnóstico do que precisamos melhorar em sala de aula com essas turmas. É por meio desse processo de avaliação contínua que vamos fazer uma excelente prova Saeb, no fim do ano”, enfatizou a secretária municipal de Educação, Dulce Almeida.

Diagnóstico

A aplicação do simulado é coordenada pela Divisão de Avaliação e Monitoramento (DAM), subordinada à Subsecretaria de Gestão Educacional (SSEG), da Semed. Os assessores pedagógicos das Divisões Distritais Zonais (DDZs) são os profissionais responsáveis por acompanhar o exame. Eles passaram por treinamentos sobre o processo de acolhidas dos estudantes, organização da sala, além da própria aplicação, que ocorre por meio de blocos, semelhante à avaliação Saeb.

“Aplicamos o primeiro simulado em março; o segundo simulado em abril e, agora, em maio, o terceiro. A ideia é ambientalizar a escola e a rotina dos nossos colegas professores e gestores para um ambiente de uma aplicação da prova Saeb. Nossa intenção é melhorar, a cada simulado, o nível de acerto dos nossos estudantes”, destacou o chefe da DAM, Leandro Anjos.

Desempenho

Ao todo, 728 turmas do 5° ano e 344 turmas do 9° ano participam do simulado. Na escola municipal Carlos Gomes, no bairro Compensa 1, aproximadamente 80 alunos de três turmas do 5° ano participaram da atividade.

“Estou com uma boa expectativa para essa prova. Estudei em casa. Participo do 6° tempo, os professores ensinam muito bem e a gente aprende bastante”, compartilhou a estudante do 5° ano, Maria Clara Silva.

A unidade de ensino possui a nota 6, de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, de 2021.

“Agradeço a oportunidade de nos prepararmos melhor para o Saeb, para fazermos uma excelente avaliação e melhorar nossos índices”, finalizou o gestor da escola, Zacarias Macedos.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais