Agentes da Base Fluvial Arpão apreenderam, no sábado (23/10), 1.310 quilos de pescado ilegal em Coari (a 363 quilômetros de Manaus). A ação ocorreu durante a abordagem feita pelos policiais em uma embarcação que trafegava pelo rio Solimões. Um homem foi preso em flagrante por crime ambiental.
Por volta das 8h, durante as vistorias realizadas no barco, foram encontrados 910 quilos de pirarucu fresco e 400 quilos de tambaqui. O pescado foi avaliado em R$ 24,2 mil.
Questionado sobre a origem do pescado em período de defeso, o responsável pela embarcação informou a guarnição que se tratava de produto oriundo de pesca da comunidade São Francisco da Vila Fernandes e que seriam destinados à venda informal em Coari.
O responsável pelo pescado ilegal foi levado à Delegacia de Polícia Civil da Base Arpão. O material ilícito também foi entregue na unidade policial.
Base Arpão – Coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), a Base Arpão é uma unidade tem atuação integrada de efetivos das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), Polícia Federal, Força Nacional e Secretaria de Operações Integradas (Seopi), do Ministério da Justiça e Segurança Pública.