‘Mamaço’: Evento estimula amamentação em Manaus

“Mamaço” é um movimento mundial, que surgiu primeiramente na França em 2006 Foto: Henrique Souza/ Semsa
Compartilhe

A Prefeitura de Manaus marcou presença no “Mamaço”, na tarde desta quinta-feira (04/08), no largo São Sebastião, no Centro, zona Sul. O evento tem o objetivo de mostrar a importância da amamentação, inclusive em locais públicos, promovendo a saúde e fortalecendo o vínculo entre mães e filhos.

As 20 usuárias que participam dos projetos “Ser Mãe” e “Crescer”, realizados pela Unidade Básica de Saúde (UBS) Leonor de Freitas, localizada no bairro Compensa, zona Oeste, compareceram ao evento, que é organizado por instituições ligadas à saúde da mulher e da criança, para reforçar a importância da amamentação. O “Mamaço” integra a programação do Agosto Dourado, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), iniciada na segunda-feira, dia 1º, que tem como base o incentivo ao aleitamento materno para o pleno desenvolvimento das crianças.

O secretário municipal de Saúde, Djalma Coelho, salientou que a amamentação é fundamental para reduzir a mortalidade infantil e que precisa do envolvimento de toda a sociedade. “É importante que todos se engajem para incentivar a amamentação, que além de reforçar a ligação entre mãe e filho, gerando confiança e segurança, protege a criança de uma série de doenças que podem comprometer seriamente o seu desenvolvimento”, assegurou.

A diretora da UBS Leonor de Freitas, Fabiana Encarnação, destacou que a participação da sua unidade tem o objetivo de fortalecer o movimento mundial pela amamentação.

“Nossa unidade vem desenvolvendo o projeto “Ser Mãe”, voltado às gestantes, e o projeto “Crescer”, que acompanha o bebê até os dois anos, que são importantes formas de apoio à amamentação. Estamos felizes de poder participar desse evento”, destacou a diretora.

Segundo a assistente social Elizabeth Modernel, que coordena os projetos, as iniciativas são importantes fontes de apoio para sensibilizar a sociedade.  “Quando a gente fala de um tema como este, a gente gera uma rede de calor, no sentido de estimular as pessoas a apoiarem essa missão e garantir saúde para as crianças”, enfatiza.

A dona de casa Andreane da Silva Teixeira, grávida de sete meses, que participou do evento acompanhada da filha de quatro anos, reforçou que o aleitamento materno é uma importante forma de demonstração de amor. “Amamentei minha filha até os três anos e seis meses de idade e garanto que vale a pena. É muito difícil minha filha adoecer. Eu sou muito grata a todos que me apoiaram e que me apoiam”, assinalou.

Ao longo deste mês, a Semsa realiza uma ampla programação nas unidades de saúde, comunidades e de forma virtual, para enfatizar a mensagem da importância da amamentação para a garantia da vida.

Mamaço

O “Mamaço” é um movimento mundial, que surgiu primeiramente na França em 2006, quando um grupo de mães se reuniu para amamentar simultaneamente os seus bebês. O resultado superou as expectativas e foi o passo inicial para que o movimento ganhasse repercussão mundial.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais