Manaus busca se tornar novo centro internacional do turismo esportivo e de aventura

Fotos - Nathalie Brasil e Divulgação / Semcom
Para que Manaus seja conhecida mundialmente, é preciso ampliar as atrações turísticas já existentes e criar pontos turísticos Fotos - Nathalie Brasil e Divulgação / Semcom
Compartilhe

A cidade de Manaus deu início a um ousado planejamento estratégico para movimentar diversos setores da capital, prejudicados pelos dois anos da pandemia de Covid-19. Conhecida internacionalmente pelos atrativos da Floresta Amazônica, Manaus tem no turismo um dos focos de trabalho, com uma série de ações que visam movimentar toda a cadeia de serviços gerada por ele.

Após ter suas imagens rodando em veículos de comunicação de todo o mundo com as vítimas da pandemia, Manaus vem dando a volta por cima e apresentando um planejamento de médio e longo prazo, para movimentar a economia da cidade. Um dos segmentos explorados pelo município é o turismo esportivo e de aventura. De acordo com um estudo realizado pela Travel Leaders Group e a Adventure Travel Trade Association, este mercado movimenta 683 bilhões de dólares (cerca de R$ 3,4 trilhões) pelo mundo.

 

Fotos - Nathalie Brasil e Divulgação / Semcom
Fotos – Nathalie Brasil e Divulgação / Semcom

Para entrar na rota mundial do turismo esportivo, a prefeitura aposta na Maratona Internacional de Manaus, evento programado para as comemorações do aniversário da cidade, nos dias 22 e 23 de outubro. Mais do que um evento esportivo, as maratonas são consideradas, em todo o mundo, grandes eventos turísticos que atraem para as cidades onde são realizadas, diversos corredores amadores e profissionais, que movimentam a economia do local antes, durante e depois do evento, e por isso são chamados de “maraturistas”.

Vitrine

No último fim de semana, a Maratona de Barcelona (Espanha), por exemplo, atraiu cerca de 30 mil pessoas, entre corredores e suas famílias e expositores da feira esportiva que antecedeu a prova. A maioria de fora da cidade espanhola. Durante os eventos da maratona na capital da região da Catalunha, a Prefeitura de Manaus montou um estande na cidade para a divulgação da Maratona de Manaus, despertando a curiosidade e a vontade dos amantes da corrida de rua em encarar um desafio de 42 quilômetros, em um dos locais com clima mais úmido do planeta.

Fotos - Nathalie Brasil e Divulgação / Semcom
Fotos – Nathalie Brasil e Divulgação / Semcom

O principal “garoto propaganda” da Maratona Internacional de Manaus é o próprio prefeito David Almeida, que é maratonista há anos e correu a Maratona de Barcelona com as despesas pagas por ele mesmo.

Além da presença no estande da prefeitura, Almeida também concedeu entrevistas para veículos internacionais, convidando os corredores a disputarem a prova em Manaus.

“Além de movimentar a economia, o esporte também é saúde, qualidade de vida, eu quero que Manaus se torne uma cidade esportiva, não apenas para quem vem de fora, mas também para a nossa população, porque esporte significa qualidade de vida. Eu sou exemplo disso, tenho 53 anos e estou no melhor da minha forma física. Vamos trabalhar na Prefeitura de Manaus a transversalidade, porque o sedentarismo significa mais gastos do poder público, principalmente em saúde”, destacou o prefeito David Almeida.

Mais eventos e pontos turísticos

Para que Manaus seja conhecida mundialmente, é preciso ampliar as atrações turísticas já existentes e criar pontos turísticos, como o parque Gigantes da Floresta, na zona Leste da cidade, anunciado nesta sexta-feira, 13/5, pelo prefeito David Almeida. Além deles, o parque Rosa Almeida, no Encontro das Águas, curioso cartão-postal da cidade onde correm lado a lado as águas dos rios Negro e Solimões sem se misturar, e um mirante no Centro Histórico de Manaus, que se juntarão aos já tradicionais pontos turísticos da capital da Amazônia.

Fotos - Divulgação / Implurb
Fotos – Divulgação / Implurb
Fotos - Divulgação / Implurb
Fotos – Divulgação / Implurb

 

A Prefeitura de Manaus também aposta em grandes eventos multiculturais, como o “#SouManaus Passo a Paço 2022”, que será realizado entre os dias 3 e 6 de setembro e tem a expectativa de atrair até 300 mil pessoas no Centro Histórico de Manaus. O evento realiza a integração de cultura, lazer, gastronomia, turismo e sustentabilidade e é considerado o maior festival da Amazônia, atraindo turistas nacionais e internacionais.

“Não queremos mudar a nossa matriz econômica, o nosso principal segmento é a Zona Franca de Manaus (ZFM), mas queremos agregar cada vez mais opções de renda para a nossa população. Estamos no coração da maior floresta tropical do mundo, todos no planeta sabem a importância da Amazônia e muitos sonham em conhecer este local único. Precisamos criar meios de atrair esses turistas para cá e faremos isso apresentando a eles eventos, tanto esportivos quanto culturais, e pontos turísticos bem cuidados e pensados de forma atrativa”, concluiu Almeida, reafirmando o compromisso de posicionar Manaus na vitrine dos grandes eventos mundiais.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais