Manaus é destaque em maior congresso de regulação da América Latina

Foto – Divulgação / Ageman
Compartilhe

As medidas adotadas pela Prefeitura de Manaus, no âmbito do saneamento básico, para conter o avanço da Covid-19, os impactos da pandemia sobre o saneamento na capital amazonense, o diagnóstico do sistema de produção de águas subterrâneas e a inadimplência dos usuários da Tarifa Social são alguns dos seis assuntos que estão sendo apresentados pelos economistas e engenheiros da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), durante o XII Congresso Brasileiro das Agências de Regulação, maior da categoria, na América Latina, realizado em Foz do Iguaçu (PR).

A apresentação dos artigos referentes ao saneamento básico ocorreu na manhã desta quarta-feira, 10/11. A comissão científica responsável pela avaliação dos trabalhos técnicos do congresso recebeu 206 resumos, dos quais foram escolhidos 156 trabalhos para apresentação oral, e sete para formato pôster, em diferentes áreas temáticas.

A Ageman inscreveu dez artigos, tendo sido selecionados cinco na área de Saneamento Básico e Recursos Hídricos e concentrou o maior número de trabalhos classificados e um na área de temas transversais: Aspectos Jurídicos e Institucionais da Regulação; Transparência e Controle Social; Melhoria da Qualidade da Regulação; Governança Regulatória; Análise de Impacto Regulatório.

A economista e chefe da Divisão de Regulação do Desempenho Econômico Financeiro dos Contratos, Avaliação e Acompanhamento Tarifário da Ageman, Débora da Costa Carvalho, está participando pela segunda vez do congresso e teve quatro trabalhos selecionados, um deles em coautoria com o diretor-presidente da agência, Fábio Alho.

“Essa é uma importante oportunidade de mostrarmos em nível nacional, a atuação do município no enfrentamento à pandemia, diante dos desafios da promoção do saneamento básico”, afirmou Débora.

O engenheiro civil e assessor técnico da Divisão de Fiscalização, Controle da Qualidade dos Serviços, Regulação e Acompanhamento dos Contratos da Ageman, Jefferson Oruê Xavier dos Santos, o qual teve dois trabalhos selecionados, discorreu nesta quarta-feira, sobre o Cadastro Técnico dos Centros de Produção de Águas Subterrâneas (CPAS), que trata de um diagnóstico dos poços que compõem o Sistema Público de Abastecimento de Água da cidade de Manaus.

Também nesta quarta-feira, o engenheiro da Ageman, André Castelo Branco Ferreira, apresentou uma análise das causas das ocorrências no Sistema de Abastecimento de Água operado pela concessionária Águas de Manaus.

Já o presidente da Ageman, Fábio Alho, será um dos painelistas de quinta-feira, 11/11, quando participará do painel “Como Universalizar  a Regulação do Saneamento no Brasil?”.

“O novo marco regulatório do saneamento prevê incentivo financeiro às prestadoras dos serviços de saneamento, condicionando o acesso aos recursos federais, desde que as mesmas sejam reguladas por uma agência infranacional que siga as normas de referência emitidas pela Agência Nacional de Águas. A lei incentiva também a prestação regionalizada, ou seja, prestação dos serviços em mais de um município em conjunto, que consequentemente aumenta a escala de prestação e de regulação. Tanto o incentivo de recursos federais, condicionado às normas de referência, como a prestação regionalizada, contribuem para universalização da regulação do saneamento no Brasil. É nessa esteira que vamos apresentar nosso trabalho, bem como falar um pouco de como esse processo foi implementado na cidade de Manaus”, afirmou Fábio Alho.

O XII Congresso Brasileiro das Agências de Regulação, que tem como tema “O papel da regulação e o desenvolvimento sustentável do Brasil”, segue até sexta-feira, 12/11, como também, o X Fórum Ibero-Americano de Regulação (X Fiar).

Mais informações podem ser obtidas pelo https://attitudepromo.iweventos.com.br/evento/congressoabar2021/programacao/aberta .

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais

Iniciar Atendimento
1
Olá bem-vindo ao Portal da Marcela Rosa!

Em que podemos te ajudar? Os nossos serviços são:

- Mentorias em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV.
- Média Training
- Digital Influencer
- Cerimonialista (Português, Inglês e Espanhol)
- Produção de vídeos

Estamos a disposição para atendê-lo, aguardamos você!