Manaus tem a maior taxa de desemprego, aponta pesquisa

Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil
Compartilhe

Manaus registrou a maior taxa de desemprego no primeiro trimestre deste ano entre as capitais. Foi de 18,5% – 16, pontos percentuais acima do que a registrada no mesmo período do ano passado (16,9%), segundo a Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua) divulgada nesta sexta-feira, 15, pelo IBGE.

Na Região Metropolitana de Manaus, a taxa de desocupação subiu 1,5 pontos percentuais em relação ao quarto trimestre de 2019, registrando 17,1%. No Estado do Amazonas, a alta na taxa de desocupação foi de 1,6 pontos percentuais no primeiro trimestre do ano, quando registrou 14,5%, em relação ao quarto trimestre do ano de 2019 (12,9%). No trimestre de janeiro a março de 2020, comparado ao mesmo período de 2019, entretanto, o Amazonas registrou queda de 0,6 p.p. no percentual de desocupação.

Em comparação com as outras capitais, a taxa de desocupação registrada em Manaus (18,5%) é a maior entre todas as 27 Unidades da Federação. As maiores taxas registradas foram as de Manaus (18,5%), Salvador (17,5%) e Macapá (17,3%), e as menores taxas, as de Goiânia (7,2%), Campo Grande (8,5%) e Florianópolis (8,8%).

Conheça nossos serviços

– Mentorias
– Media Training
– Digital Influencer
– Cerimonialista
– Produção de Vídeos
– Curso – Método da Rosa

Em relação às regiões metropolitanas (RM), a taxa de desocupação registrada em Manaus (17,1%) foi a quarta maior. As maiores foram registradas na RM de Salvador (18,9%), RM de Macapá (18,4%) e Grande São Luís (18,0%); e as menores taxas, na RM de Florianópolis (8,3%), Curitiba (9,2%) e Goiânia (9,2%).

No primeiro trimestre de 2020, o Nível de Ocupação no Estado do Amazonas era de 53,6% da população, 1,2 pontos percentuais mais baixo do que o registrado no último trimestre de 2019 (54,8%). Já na comparação entre o primeiro trimestre deste ano, e o mesmo período do ano passado, o Nível de Ocupação era menor em 2019, 51,6%.

No primeiro trimestre de 2020, no Amazonas, a Taxa de participação no mercado de trabalho foi de 62,7%, com queda de 0,2 p.p. em relação ao último trimestre de 2019. Na comparação com o mesmo período do ano passado, quando a Taxa foi de 61,7%, o primeiro trimestre deste ano apresentou resultado 1,0 p.p. superior.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais