Comemorado no Brasil no dia 19 de abril, o Dia do Índio terá uma programação intensa na região. Em Manaus , de 15 a 17/4, três Centros de Convivência da Família desenvolverão várias atividades voltadas à temática indígena, com mostras de culinária, artesanato e homenagens aos que têm uma contribuição fundamental na formação do povo brasileiro.
No mesmo periodo, o Centro de Centro Estadual de convivência do Idoso (Ceci), que fica em Aparecida, zona Sul de Manaus, terá 23 estandes de vendas de artesanato, culinária e cultura indígena.Os produtos são feitos pelas senhoras que frequentam o Centro. Elas aprenderam as técnicas através dos cursos oferecidos pelo Cetam ou nas oficinas desenvolvidas no local de convivência. A exposição ficará aberta a visitação durante todo o dia.
No dia 17/4, quarta-feira, o Centro de Convivência da Família Professora Teonízia Lobo de Carvalho, localizado no bairro Amazonino Mendes, zona norte de Manaus, fará uma programação com o objetivo de promover a valorização das culturas indígenas. Neste dia, das 8h30 às 11h30, haverá a abertura cultural com o grupo de adolescentes do Projeto Formando Cidadão. Também ocorrerá o torneio esportivo com o tema Circuito Ajuricaba.
O CECF Padre Pedro Vignola, localizado no bairro Cidade Nova, zona Norte de Manaus, fará uma ação em homenagem aos povos indígenas no dia 17/4. Na programação, que será 8h às 17h, haverá a exposição de artesanatos indígenas. E das 17h às 18h haverá dança indígena com o objetivo de evidenciar a cultura dos índios.