Manaus vai ter primeiro Centro de Formação e Tecnologia Educacional da rede municipal

Manaus vai ter primeiro Centro de Formação e Tecnologia Educacional da rede municipal
Foto: Mário Oliveira / Semed
Compartilhe

Educadores da rede municipal de ensino vão contar, a partir do segundo semestre deste ano, com um novo espaço para desenvolver e executar projetos educacionais envolvendo tecnologia.

Será o primeiro Centro de Formação e Tecnologia Educacional, construído pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com a Fundação Tellescom e Fundação Telefônica Vivo (FTV).

A planta do local foi apresentada na tarde desta terça-feira (28/02), para a secretária municipal de Educação, professora Dulce Almeida, ao subsecretário de gestão educacional, Junior Mar, além de representantes da Tellescom e do criador do Prêmio United Earth Amazônia, Marcus Nobel.

“Será um espaço lindo, renovado, cheio de aparatos de tecnologia, algo de ponta para que possamos formar os nossos professores e levar essa inovação para as nossas escolas e nossas crianças e mostrar a todos que nós podemos, quando o poder público tem boa vontade, levar esse tipo de recurso à sociedade. E aí vai a minha gratidão ao prefeito David Almeida, que tem abraçado todas essas iniciativas para termos cada vez mais uma educação de qualidade”, ressaltou Dulce Almeida.

O centro de formação está alinhado com a Meta 7 do Plano Municipal de Educação (PME), que destaca a necessidade de fomentar a qualidade da educação básica nas etapas e modalidades, com melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem, para atingir as médias do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Vão ser utilizadas práticas pedagógicas, por meio de projetos alternativos com métodos e propostas diversificadas, usando diferentes softwares e recursos digitais.

Para o fundador e presidente da Tellescom Indústria e Comércio e Telecomunicação, Marco Telles, é um prazer colaborar com esse projeto inovador.

“A expectativa é que os resultados venham ao longo do tempo, ou seja, nós vamos ter que medir os resultados, ter uma compreensão e que a Fundação Tellescom de certa forma possa ajudar a inspirar outras empresas a colaborarem mais com as secretarias de educação dos diversos municípios. E para nós é um prazer poder colaborar com a Semed, com um centro de mídias, com este projeto inovador”, disse Marco.

A iniciativa foi inspirada nos Espaço de Formação e Experimentação em Tecnologias para Professores (Efex), concebido pelo Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB). Esse modelo de espaço pedagógico, para formação continuada de professores, é dinâmico e propício ao compartilhamento de informações.

O espaço vai priorizar a utilização de recursos tecnológicos e uma metodologia inovadora de ensino, com componentes fundamentais na formação continuada de professores, como ressaltou o professor Austonio dos Santos, gerente de Tecnologia Educacional da Semed.

“Com o novo centro, os professores vão receber formação e fazer experiências para que possam na escola desenvolver com os alunos, habilidades como criatividade e resolução de problemas. Então, tudo isso vai ser trabalhado com novos recursos, novos equipamentos e também novas metodologias que nós vamos oferecer, em parceria com outras instituições, como a Fundação Telefônica Vivo e a própria Fundação Tellescom”, explicou Austonio.

Outra novidade é que o local será adaptativo porque poderá ter os espaços internos modificados, possibilitando diferentes ambientes para: formações específicas; reuniões; projeção de filmes; salas acústicas e de recursos audiovisuais; laboratórios de automação, tecnologia 5G, produção de protótipos com impressão 3D, tecnologia VR e realidade aumentada, dentre outros.

Este novo centro todo modernizado terá sala de projeção, sala acústica, cinco laboratórios de experimentação e 18 espaços alternativos que podem ser mudados de acordo com a metodologia aplicada na formação, além de um pequeno teatro, destinado a palestras e dinâmicas.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais