De forma simbólica, foi entregue nesta sexta-feira (24/11), materiais esportivos para três escolas, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que participam do projeto “Escola e Comunidade: a parceria que transforma”. A cerimônia aconteceu na quadra poliesportiva da escola municipal Honorina Vasconcelos de Azevedo, no São José, zona Leste da capital, que também é uma das unidades que fazem parte do projeto.
O projeto é desenvolvido pela Divisão de Apoio à Gestão Escolar (Dage), por meio da coordenação do projeto “Escola e Comunidade”, e foi criado como forma de integração entre escola e comunidade no sentido de ressignificar a escola como espaço alternativo para o desenvolvimento de diferentes ações e atividades.
“Para o prefeito David Almeida e para a secretária Dulce Almeida, é muito importante ter a comunidade e a família presentes na escola. Então, o que essa gestão vem fazendo é abrir as portas das nossas escolas para o desenvolvimento de vários projetos e também apoiando, para que todos se sintam acolhidos e pertencentes nesse processo educacional”, declarou o chefe da Dage, Luiz Oliveira.
Foram entregues placas de tatames, bolas de futsal, apitos, colchonetes, entre outros materiais, às escolas Vila da Felicidade e Nova Vida. Ao todo, 26 escolas da rede municipal aderiram ao projeto e receberão os equipamentos.
De acordo com o coordenador do projeto, Isaac Neto, a ação contempla a utilização do espaço público nos fins de semana. “É necessário que a comunidade sinta necessidade de utilizar o espaço da escola, a partir daí, é necessário formalizar a parceria entre escola e comunidade. Após esse processo, conseguimos contemplar as unidades de ensino e todos sejam beneficiados”, explicou Isaac.
A escola Honorina atende 856 estudantes, do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, e desenvolve o projeto de futsal. “Esses equipamentos vão atender as necessidades dos nossos alunos que participam do projeto de futsal, que acontece às sextas-feiras, com os alunos e, nos fins de semana, com a comunidade. Agradecemos ao prefeito e à secretária, que sempre apoiam as atividades das escolas”, disse o gestor da unidade, Sérgio Garcia.
O aluno Adrian Lorenzo Vasconcelos, 9, 4º ano, é prova de que o esporte na escola pode mudar a realidade de crianças e adolescentes. Adrian faz parte do time do Amazonas Futebol Clube e possui vários títulos. É campeão, no Amazonense de futebol de 7, e melhor goleiro da final, no futebol amazonense e no IberLeague, série prata, e ainda vice-campeão brasileiro, em Florianópolis.
“Com esses materiais, nós vamos poder treinar melhor e evoluir, para que a gente consiga alcançar um grande sonho, que é ser um campeão mundial, em várias outras modalidades”, disse o campeão.