Mau uso de antibióticos em pandemia cria bactérias resistentes, alerta Opas

© Reuters/PIROSCHKA VAN DE WOUW Médicos tratam paciente com Covid em hospital da Holanda
Compartilhe

O uso excessivo de antibióticos e outros antimicrobianos durante a pandemia de coronavírus está ajudando as bactérias a desenvolverem uma resistência que tornará estes remédios ineficazes ao longo do tempo, alertou a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) nesta quarta-feira.

Vários países das Américas, incluindo Argentina, Uruguai, Equador, Guatemala e Paraguai, estão relatando disparadas de infecções resistentes a medicamentos, que provavelmente contribuem para o aumento da mortalidade de pacientes de Covid-19 hospitalizados, disse a agência de saúde.

“Vemos o uso de antimicrobianos aumentar em níveis inéditos, com consequências potencialmente graves”, disse a diretora-geral da Opas, Carissa Etienne. “Corremos o risco de perder os remédios com os quais contamos para tratar infecções comuns”, explicou ela em um briefing virtual.

Os antimicrobianos estão sendo mal usados fora de ambientes hospitalares, e medicamentos como ivermectina e cloroquina estão sendo utilizados como tratamentos sem comprovação contra a Covid, apesar dos indícios fortes de que eles não beneficiam pacientes da doença, disse Etienne.

O uso de ivermectina e cloroquina é incentivado ativamente por algumas autoridades da região, como o presidente Jair Bolsonaro.

Dados de hospitais da região mostram que de 90% a 100% dos pacientes de Covid-19 hospitalizados receberam um antimicrobiano como parte do tratamento, enquanto só 7% deles teve uma infecção secundária que exigiria o uso de fato destes remédios, segundo Etienne.

Reuters

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais