MEC e Capes lançam programa de formação de professores

MEC e Capes lançam programa de formação de professores
Novo valor para para R$ 4.580,57. Foto: Divulgação
Compartilhe

O Ministério da Educação (MEC) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) lançaram na quinta-feira (21/09) o Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica (Parfor Equidade). Esse programa visa formar professores em licenciaturas específicas e pedagogos para atender às necessidades das redes públicas e comunitárias que oferecem educação escolar indígena, quilombola, no campo, educação especial inclusiva e educação bilíngue de surdos.

O Parfor Equidade é uma iniciativa executada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do MEC, em parceria com a Capes. Ele prevê que os cursos sejam oferecidos por instituições de ensino superior federais, comunitárias, estaduais e municipais com experiência na área, e cada uma disponibilizará de 30 a 200 vagas.

Os cursos abrangem áreas como Pedagogia Intercultural Indígena, Licenciatura Intercultural Indígena, Licenciatura em Educação do Campo, Licenciatura em Educação Escolar Quilombola, Licenciatura em Educação Especial Inclusiva e Licenciatura em Educação Bilíngue de Surdos.

Pelo menos 50% das vagas serão destinadas a professores da rede pública que já atuam na área do curso, com preferência para grupos indígenas, quilombolas, negros ou pardos, populações do campo, pessoas surdas e o público-alvo da educação especial. Os demais candidatos passarão por processo seletivo, com a inclusão de cotas para os grupos mencionados.

O Parfor Equidade tem como objetivo promover uma formação mais especializada para professores em exercício, aumentando o número de profissionais qualificados para atender esses grupos mais vulneráveis. O programa pretende formar 2 mil pessoas em seu primeiro edital, com um investimento de R$ 135 milhões ao longo de cinco anos. Essa iniciativa é uma extensão do Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento, relançado pelo MEC em 2023, com foco na formação de estudantes autodeclarados pretos, pardos, indígenas e alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais