Após a publicação de decreto no último dia 11, na edição 5.381 do Diário Oficial de Manaus, os médicos aprovados em concurso público para a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) já podem realizar os procedimentos pré-admissionais para a posse. O prazo final para atender à convocação vai até o dia 11 de agosto.
Segundo os 2 editais de convocação, publicados na edição 5.382, de 12 de julho de 2022 do DOM, os médicos nomeados devem acessar a plataforma pssemsa.manaus.am.gov.br para se cadastrar e inserir os documentos solicitados, entre os quais os de identificação pessoal, comprovantes de quitação eleitoral, de residência, de quitação com a anuidade do conselho de classe, de imunização contra a Covid-19, de escolaridade, e certidões negativas de antecedentes criminais, além de atestado de sanidade física e mental. A relação completa dos documentos deve ser consultada no Anexo II dos editais.
Mircleide Santana, diretora do Departamento de Gestão do Trabalho e Educação, informa que após a inserção completa dos documentos na plataforma, os profissionais compareçam à sede da Semsa, situada na avenida Mário Ypiranga Monteiro, 1.695, bairro Adrianópolis, com acesso pela rua Maceió, no horário de 8h às 12h.
No local, será realizada a triagem de pré-requisitos para a posse e serão dadas as orientações necessárias aos procedimentos pré-admissionais. Devem ser levados para entrega presencial na secretaria, em cópia legível, o Protocolo de Exoneração de Cargo, se houver acúmulo, e a Declaração de Acúmulo de Cargo Público, se houver, com caga horária de trabalho e print da tela da Prodam.
Entre os 50 profissionais nomeados, 47 foram aprovados no concurso realizado neste ano e três foram aprovados dentro do número de vagas oferecidas no concurso de 2012, que ainda não haviam sido chamados.
Entre as nomeações estão: um, médico do trabalho, cinco ginecologistas obstetras, um patologista, sete psiquiatras, cinco urgencistas, três clínicos gerais para regime de trabalho de 20 horas semanais e 25 clínicos gerais para 40 horas semanais. Além desses, foram nomeados um pediatra e dois gastroenterologistas.
Os selecionados atuarão nas unidades da rede municipal de saúde, tanto as de atenção básica quanto as especializadas.
As portarias de nomeação e os editais de convocação podem ser consultados no site da Semsa, na área “Concursos” ou diretamente pelo link https://bit.ly/3OiDajv.
Foram 124 vagas, no atual concurso, para o cargo de especialista em saúde – médico, mais cadastro reserva. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Djalma Coelho, os demais aprovados devem ser chamados ainda este ano.
No total, o concurso da Semsa ofertou 2001 vagas de nível superior, médio, médio técnico e fundamental, por meio de três editais publicados em dezembro de 2021 e provas realizadas no primeiro semestre deste ano. O resultado final dos aprovados para as vagas previstas no edital 001/2021 (exclusivamente para médicos) foi divulgado em maio.
O resultado final dos aprovados para as vagas de outros editais (002/2021 e 003/2021) ainda não foi divulgado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), responsável pelo certame. A previsão é de que o resultado preliminar seja informado nesta quinta-feira, 14, e o resultado final, no dia 5 de agosto.