Mercado Imobiliário no Amazonas aponta crescimento de 35% e fatura mais de R$ 800 milhões em 2019

Compartilhe

O mercado imobiliário fechou o ano de 2019 com crescimento de 35% de vendas, equivalente a R$ 814 milhões. Os dados foram apresentados na manhã desta terça-feira (04), no Hotel Adrianópolis, pela Associação das Empresas do Mercado Imobiliário do Amazonas (Ademi-AM).
O setor vem se recuperando desde que foi afetado pela retração econômica, mas a confiança do comprador, junto de juros mais baixos e a economia voltando a aquecer, o mercado cresce gradativamente no Estado. Segundo dados da pesquisa, em 2019 a indústria imobiliária local faturou cerca de R$ 814 milhões em vendas de imóveis, em comparação ao ano de 2018 que faturou  R$ 603 milhões, e em 2017 R$ 517 milhões.

Conheça nossos serviços

– Mentorias
– Media Training
– Digital Influencer
– Cerimonialista
– Produção de Vídeos
– Curso – Método da Rosa

O presidente da Ademi-AM, Albano Maximo fez projeção otimista para o setor de crescimento para o Amazonas para 2020 de 23%, ou seja, espere-se fechar o ano com R$ 1 bilhão. “Estamos bastante otimistas, tínhamos feito no início do ano passado uma projeção de 32% e crescemos 35%. Para 2020 estimamos Um crescimento de 23% e um faturamento líquido de R$ 1 bilhão”, reforçou.
O distrato que é o acordo pelo qual as partes põem fim a um contrato de venda de imóvel também vem caindo. Em 2017 47% de vendas voltando para o mercado, em 2018, caiu para 35% e 2019 fechou em 25% de distrato, ou seja, um pouco mais de R$ 1 bilhão de reais de vendas em 2019, 25% foram distratadas, restando assim um valor de R$ 814 milhões do valor líquido.
Ainda segundo a pesquisa, em 2019 foram lançados 10 empreendimentos, já em 2018 foram 6. No segundo semestre de 2016 até o quarto trimestre de 2017, foram lançados na cidade de Manaus 6 empreendimentos, com um total de 2.490 unidade. A partir do segundo trimestre de 2018 o número de lançamentos se intensifica, fechando o quatro trimestre de 2019 com 16  empreendimentos lançados, com um total de 4.841 unidades.
Desde o ano passado, o trimestre com mais vendas era o primeiro de 2016 com 644 unidades, mas foi ultrapassado pelo quarto trimestre de 2018 em que foram vendidas 839 unidades. Em segundo lugar está o terceiro trimestre de 2018 com 834 unidades vendidas.

Conheça nossos serviços

– Mentorias
– Media Training
– Digital Influencer
– Cerimonialista
– Produção de Vídeos
– Curso – Método da Rosa

No 4º trimestre o bairro com a maior VSO (venda sobre oferta) de unidades residenciais foi o Lírio do Vale com 86,7%.  Devido ao saldo final com vendas negativas, o bairro com menor VSO líquido foi o Tarumã-Açu com – 2,9%.
Segundo o diretor da CII (Comissão da Indústria da Imobiliária) da Ademi, Henrique Medina, 2019 foi um ano relevante para  o mercado imobiliário, pois além do aumento nas vendas,  também houve um crescimento de 30% de produtos lançados. “Em anos anteriores os produtos mais vendidos era do programa Minha Casa, minha Vida, por serem produtos mais baratos e primeira moradia; e em 2019 já percebemos uma mudança, os produtos convencionais foram maiores”, ressaltou Medina.
Produtos do “Minha casa, minha vida” teve um aumento de vendas de 8% em comparação a 2018. No entanto o destaque maior é para o aumento de 77% de vendas dos produtos convencionais, que são imóveis que não recebem subsídio do governo.

“É um numero para ser comemorado, já que o estoque começa a ser modificado e novos produtos são lançados no mercado” analisa Medina.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais