Desafios e impactos da seca para profissionais de saúde indígena e a situação da gestão do trabalho e da educação em saúde no Amazonas serão temas da 85ª Reunião Ordinária da Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS (MNNP-SUS), do Ministério da Saúde (MS), entre os dias 30/10 e 1/11, em Manaus.
A ação produzida pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) é um fórum paritário e permanente. Esta próxima edição tem como objetivo dar continuidade à pauta da 7ª Reunião Extraordinária da MNNP-SUS, realizada em julho de 2023, em Brasília. Além disso, ao se deslocar até Manaus, a equipe do MS visa descentralizar o espaço geográfico, ampliar o alcance do diálogo e aumentar a participação de representantes da saúde na reunião. Estão previstas as participações de gestores, prestadores de serviços, representantes de sindicatos e especialistas em saúde.
MNNP-SUS
A MNNP-SUS é um espaço propositivo e deliberativo, que gera consenso entre gestores e trabalhadores da saúde para encaminhamento ao Conselho Nacional de Saúde (CNS), instituição responsável por homologar decisões e transformá-las em resoluções.
As Mesas, instituídas regularmente, de forma articulada, nos níveis municipal, estadual e federal, compõem o Sistema Nacional de Negociação Permanente do SUS (SiNNP-SUS), que orienta o desenvolvimento das estratégias e metodologias de negociação do trabalho para o atendimento das demandas, utilizando formas de resoluções de conflitos decorrentes das relações de trabalho, tendo em vista as finalidades, princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde.