O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) está com as inscrições abertas para o processo seletivo do curso de Mestrado Profissional em Gestão de Áreas Protegidas na Amazônia (Inpa/MCTI) com ingresso em março de 2023. No total são 20 vagas, sendo cinco dessas vagas destinadas para Ações Afirmativas. As inscrições seguem até 27/01.
De acordo com o Edital Inpa/ Cocap nº 27/ 2022, das 20 vagas, 10 são de ampla concorrência, cinco vagas para indígenas e quilombolas e cinco vagas para candidatos de outros países da Bacia Amazônica. As inscrições podem ser feitas por meio de formulários online, disponíveis no site https://w2.solucaoatrio.net.
Para ingresso no Programa, os candidatos irão passar por duas fases. A primeira contará com aplicação de duas provas, redação e proficiência, de caráter eliminatório. As provas desta etapa serão aplicadas em 06 de fevereiro de 2023, via internet. Já a segunda fase consistirá de análise de currículo, carta de intenções e entrevista, de caráter classificatório, e acontecerá entre 23 de fevereiro e 03 de março de 2023.
O MPGAP visa atender uma demanda crescente de qualificação de mão de obra para realizar a tarefa de cuidar das áreas protegidas da Amazônia, como unidades de conservação e terras indígenas, que correspondem a mais de 50% do território da Amazônia.
As atividades do Programa terão início em 27 de março de 2023. A parte presencial obrigatória será ministrada até 30 de junho de 2023, incluindo excursões de campo. O ingresso do(a) candidato(a) aprovado(a) não garante o recebimento automático de bolsa de estudo. A concessão de bolsas de estudo será efetuada de acordo com a disponibilidade do Programa, seguindo a exigibilidade das agências de fomento e os critérios da comissão de bolsas do Programa.
Candidatos Indígenas e Quilombolas
Os candidatos para vagas destinadas a indígenas e quilombolas deverão comprovar pertencimento étnico na condição de residente ou não em comunidade indígena ou comunidade quilombola, mediante apresentação por meio digital de comprovantes de identidade indigena ou quilombola, incluindo autodeclaração de identidade indígena ou quilombola, carta de reconhecimento do pertencimento a povo indígena ou comunidade quilombola, comunidade, associação e território ao qual pertence ou Registro Administrativo de Nascimento, no caso de candidato indígena.
Edital Inpa/ Cocap nº 27/2022 – MPGAP https://w2.solucaoatrio.net.