O ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro anunciou, nesta segunda-feira (27), que enviará tropas da Intervenção Penitenciária (FTIP) para reforçar a estrutura de segurança do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), no Amazonas.
O Departamento Penitenciário Nacional (Depen) espera apenas a formalização do pedido do governo do Amazonas para mandar o reforço. A decisão ocorre após massacre que expõe a disputa de poder dentro da principal facção da Região no presídio.
Contagem de presos mortos
Até o momento, o número de mortos em presídios no Amazonas chega a 55. Além dos 15 assassinados na manhã de domingo, no Compaj, outros 40 foram registrados em outras três unidades prisionais.
Em nota, o presidente do Conselho Nacional de Justiça e do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, afirma que o CNJ está acompanhando o desdobramento dos fatos e das medidas corretivas tomadas pelas autoridades locais e determinará providências adicionais caso necessárias.
“O CNJ esteve recentemente no estado para se colocar ao lado do poder público local na construção de iniciativas estruturantes para enfrentar situações como a superlotação e a violação direitos, causas que levam à repetição dos episódios de violência nos presídios”, diz trecho da nota.
*Conjur