Ministério da Saúde: Vacinação contra sarampo está abaixo da meta

A taxa de vacinação está longe da meta de 95% do público-alvo imunizado. Foto: Divulgação
Compartilhe

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil ainda está abaixo da meta de vacinação contra o sarampo. Os dados mostram que 47,08% das crianças receberam o imunizante em 2022, sendo que a meta de cobertura vacinal é 95%. A proteção contra o sarampo é feita através da vacina tríplice viral, que imuniza também contra a caxumba e rubéola, fazendo parte do calendário de vacinação. O imunizante é oferecido nas unidades de saúde do país em qualquer época do ano.

Normalmente, a tríplice viral é aplicada em duas doses. A primeira, é tomada com um ano de idade, e a segunda, aos 15 meses. A campanha de 2022 começou em janeiro e vai até dezembro deste ano. Em 2021, a cobertura foi baixa, com apenas 50,1% do público-alvo no Brasil recebendo a segunda dose da vacina tríplice viral.

Entre as consequências da queda da vacinação, está o avanço da doença. Depois de ter recebido a certificação de país livre do sarampo pela Organização Pan-americana de Saúde (Opas), em 2016, o Brasil passou a registrar, nos últimos anos, o avanço da doença em todo o território nacional. O Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde mostra mais de 40 mil casos e 40 mortes causadas pelo sarampo desde 2018, sendo mais da metade em crianças menores de 5 anos.

“O Ministério da Saúde incentiva a população a se vacinar contra as doenças imunopreveníveis, e esclarece o benefício e segurança das vacinas, por meio dos seus canais oficiais de comunicação”, diz a pasta. Os dados detalhados das coberturas vacinais estão disponíveis na internet.

Na sexta-feira (15/07), a OMS e o Unicef divulgaram dados que mostram que a queda da vacinação infantil não ocorreu apenas no Brasil. No mundo todo, após dois anos de pandemia, foi registrada a maior queda contínua nas vacinações infantis dos últimos 30 anos.

 

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais