Ministério dos Povos Indígenas pede veto total a projeto aprovado pelo Congresso

Foto: Mário Vilela/Funai/Agência Brasil
Compartilhe

O PL 2.903, que ameaça os direitos dos povos indígenas e o meio ambiente, foi aprovado pelo Senado Federal em sessão realizada na última quarta-feira (27/09). O Ministério dos Povos Indígenas (MPI) manifesta sua profunda indignação e repúdio a essa decisão, que ignora as demandas e os interesses dos povos originários do Brasil.

O MPI, por meio da ministra dos Povos Indígenas e de outros representantes, tentou dialogar com os senadores, inclusive com o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco, para expor os graves problemas e riscos que o projeto traz para as comunidades indígenas, mas não foi ouvido. O PL 2.903 contraria os compromissos assumidos pelo governo Luiz Inácio Lula da Silva de defender o meio ambiente e liderar a agenda global contra as mudanças climáticas. O MPI reafirma seu compromisso de lutar pelos direitos dos povos indígenas e pela preservação da biodiversidade brasileira.

Como já ressaltado em diversas oportunidades pela ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, os povos indígenas representam 5% da população mundial, mas são responsáveis por 82% da biodiversidade do mundo, e boa parte dessa preservação está dentro do território amazônico.

O direto dos indígenas aos seus territórios é tido como um direito fundamental, posição reafirmada, nesta quarta-feira, pelo Supremo Tribunal Federal (STF) que concluiu o julgamento declarando a inconstitucionalidade da tese do Marco Temporal, que considera a data de promulgação da Constituição (5 de outubro de 1988) como data limite para aferição do direito dos povos originários sobre sua terra.

A ministra dos Povos Indígenas buscou uma negociação com os parlamentares, com o objetivo de modificar partes da proposta. Porém, ao se inteirar da magnitude do Legislativo contra a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) — que concedeu vitória à causa indígena –, a chefe da pasta apresentou ao Palácio do Planalto uma solicitação de veto total das medidas.

O Ministério se compromete a apoiar e implementar políticas que favoreçam o desenvolvimento da bioeconomia dos povos indígenas e defende o uso exclusivo conforme determina a constituição federal.

 

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais

Iniciar Atendimento
1
Olá bem-vindo ao Portal da Marcela Rosa!

Em que podemos te ajudar? Os nossos serviços são:

- Mentorias em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV.
- Média Training
- Digital Influencer
- Cerimonialista (Português, Inglês e Espanhol)
- Produção de vídeos

Estamos a disposição para atendê-lo, aguardamos você!