Ministro da Saúde fala em vacinação primeiro antes de liberar máscaras

Ao contrario de Bolsonaro, Queiroga fala em vacinar antes de flexibilizar uso de máscara Foto: agência Senado
Compartilhe

Depois da declaração do presidente Jair Bolsonaro, que “um tal de Queiroga” iria emitir um documento desobrigando o uso de máscaras para quem já vacinou ou teve a Covid-19, o Ministro da Saúde se manifestou. Ainda na quinta, Queiroga (o tal) negou que desobrigará o uso de máscara facial neste momento para pessoas que já se vacinaram contra a Covid-19.

No entanto, a medida é estudada pelo ministério. Ainda não há uma data para que seja adotada, mas a expectativa dele é que seja em breve. Queiroga disse que o presidente Jair Bolsonaro havia pedido um estudo sobre o relaxamento do uso da máscara. “Queremos que seja o mais rápido possível, mas precisamos vacinar a população”,  falou o Ministro da Saúde.

Conheça nossos serviços

– Mentorias
– Media Training
– Digital Influencer
– Cerimonialista
– Produção de Vídeos
– Curso – Método da Rosa

 

Segundo o Ministro não houve pressão mas o presidente acha que o país deve seguir os passos de outros países que já liberaram o uso da máscara de proteção.  O exemplo destacado pelo planalto seria o dos  Estados Unidos. A diferença é que lá, a vacinação já está na faixa etária de 12 anos de idade (crianças) para cima. Ou seja, a população adulta e jovem , praticamente,  já foi toda imunizada com as duas doses.  E a máscara só deixou de ser obrigatória, em lugares abertos, quando 46% dos americanos já estavam vacinados.

Já no Brasil, atualmente , pouco mais de 11% da população tomaram as duas doses que garantem a imunidade. E para o mês de junho, o governo já diminuiu a previsão de doses cinco vezes. A previsão atual é de 37,9 milhões de doses para o mês, a estimativa anterior era de 56,5 milhões de doses anunciadas em março.

Na live desta quinta-feira (10/06) o presidente Jair Bolsonaro falou sobre a declaração que havia feito mais cedo. “Não impus nada para ele. É possível a Saúde apresentar um estudo da desobrigatoriedade da máscara? Ele [Marcelo Queiroga] falou é possível, vamos fazer isso, vamos ficar refém de máscara até quando?”, disse Bolsonaro.

Segundo os cientistas, a máscara ainda é determinante para impedir a disseminação do vírus e em especial das novas variantes que já circulam em boa parte do Brasil. Mesmo quem já foi vacinado, ainda podem transmitir o vírus. Por isso o uso da máscara é fundamental para conter a pandemia no país.

 

 

 

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais