Missionários fazem voos por terras indígenas de povos isolados sem autorização

O missionário Jevon Rich da Missões Novas Tribos do Brasil (MNTB) supostamente sendo resgatado pelo R66. Funai nega que tenha autorizado ingresso de helicóptero e de nenhum outro voo na região do Vale do Javari Foto: Missão Novas Tribos do Brasil. FotoÇ (MNTB)/Divulgação
Compartilhe

Em meio ao risco de genocídio dos povos indígenas com a pandemia do novo coronavírus, missionários evangélicos da Missão Novas Tribos do Brasil (MNTB) entraram e saíram do Vale do Javari, na Amazônia, área com a maior concentração nacional de tribos isoladas e de recém contato. As viagens foram realizadas com o helicóptero R66, sem autorização da Fundação Nacional do Índio (Funai). As informações são do O Globo.

A MNTB vem ilustrando diferentes notícias ligadas à Funai, já que o atual coordenador responsável pela pasta de índios isolados, Ricardo Lopes Dias, foi missionário da entidade. Lopes Dias afirma não ter mais vínculo com a ONG, mas a reportagem destaca que “o antropólogo continua ativo nos bastidores” da MNTB.

A MNTB, atua na evangelização de indígenas na Amazônia desde os anos 1950. Em 1990, a Funai chegou retirar a entidade de área indígena no Pará, pelo contato com os índios zoés. Apesar disso, a entidade insiste em atuar nas áreas de tribos isoladas, sem ação estratégica, indo contra a política de não contato garantida pela Constituição.

Conheça nossos serviços

– Mentorias
– Media Training
– Digital Influencer
– Cerimonialista
– Produção de Vídeos
– Curso – Método da Rosa

Desde de o ínicio de março, o Ministério Público Federal (MPF) não recomenda o contato com indígenas como medida de contenção na transmissão do Covid-19. Mas, segundo um agente de saúde local, entre o final março e o início de abril foram realizadas três viagens do helicóptero da MNTB à região do Vale do Javari.

Procurado, o presidente da organização, Edward Luz, disse que os religiosos foram retirados das Terras Indígenas em fevereiro. Mas ao ser questionado sobre a presença do missionário Jevon Rich na região, entre as aldeias Paraná e Vida Nova, o pastor disse que “ele foi o último a sair”, no dia 19 de março.

A MNTB teria realizado as viagens por conta própria e sem a autorização da Funai, que controla o ingresso a Terras Indígenas. O presidente da MNTB disse que teria enviado à Funai um documento de autorização, que apresenta contradições nas datas, mas o órgão não confirma a informação.

Contudo, apesar de negar a autorização dos voos da MNTB ao Vale do Javari, a Funai afirmou que “os missionários contam com o consentimento de lideranças indígenas para a permanência no local”.

A reportagem do O Globo ainda aponta o desrespeito da entidade sobre as regras de operações de aeronaves da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), referentes aos itens “1,2 e 4 do regulamento da Anac (RBHA 91.327): entrar no local desde que não haja proibição de operação, entrar somente com autorização do proprietário ou responsável pelo local e que a operação não se torne frequente”.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais