Moradores de Humaitá e Autazes recebem primeiras sementes suspeitas vindas da Ásia no AM

(Foto: Divulgação/Mapa)
Compartilhe

A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) registrou remessa de primeiras sementes desconhecidas oriundas de países asiáticos e repassou, ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Sete pacotes foram entregues ao órgão federal no estado.

Os registros das sementes desconhecidas foram repassados por moradores às equipes de fiscalização agropecuária da Adaf de Humaitá e Autazes. Cinco pacotes foram registrados em Humaitá e dois em Autazes.

Há 15 dias, a Adaf fez um alerta fitossanitário, informando à população sobre como proceder se houver recebimento das sementes misteriosas.

Em um dos casos das sementes notificadas à Adaf, a pessoa informou que havia realizado uma compra pela internet e de brinde um pacote com sementes misteriosas estava contido na embalagem.  A autarquia estadual alerta que a entrada de vegetais sem autorização traz riscos fitossanitários e que os pacotes não devem ser abertos e nem jogados no lixo.

A abertura dos pacotes e/ou semeio das sementes pode implicar na disseminação de doenças, pragas, ervas daninhas que poderão causar prejuízos econômicos irreparáveis ao agronegócio familiar e empresarial.

Contatos

A pessoa que receber pelos Correios pacotes com sementes não solicitadas deve comunicar o fato imediatamente à Adaf ou ao Mapa pelos telefones (92) 99390-1750 ou 0800-704-1995, sem medo de ser penalizado. A população pode comunicar também pelo AdafOuv: (92) 99380-9174 (ligação e WhatsApp).

Conheça nossos serviços

– Mentorias
– Media Training
– Digital Influencer
– Cerimonialista
– Produção de Vídeos
– Curso – Método da Rosa

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) reforçou no início do mês o cuidado com pacotes de sementes vindos de países asiáticos que têm chegado aleatoriamente pelos Correios para brasileiros. Em entrevista coletiva à imprensa no último dia 6, o secretário de Defesa Agropecuária da pasta, José Guilherme Leal, chegou a dizer que, das 27 unidades da federação, apenas no Maranhão e  Amazonas não havia tido registro da entrega do material.

Orientações

A orientação às pessoas que receberem esse tipo de material é não abrir os pacotes e entrar em contato com a Superintendência Federal de Agricultura do estado ou o órgão estadual de defesa agropecuária para providenciar a entrega ou recolhimento do material. Para facilitar a investigação, a embalagem original, embora possa ter informações falsas sobre a origem, deve ser preservada.

Análises

Até agora, 258 pacotes com sementes foram levadas ao Mapa para análise e encaminhadas ao Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de Goiânia para as avaliações técnicas. As conclusões podem sair em 30 dias, mas em alguns casos podem levar um pouco mais de tempo. Análises preliminares em 39 amostras já identificaram a presença de ácaro vivo em uma delas e de fungos de três tipos diferentes em 25. Em duas análises, foi detectada presença de bactérias, que ainda precisam ser identificadas. Os técnicos também constataram quatro plantas quarentenárias, ou seja, que não existem no Brasil.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais