Mortes por atropelamento no trânsito aumentaram 60% no Amazonas, diz SSP

Foto: Divulgação
Compartilhe

A cada três dias, uma pessoa morreu atropelada no trânsito do Amazonas, neste ano. De janeiro a abril, o estado registrou 37 vítimas fatais desse tipo de acidente, um crescimento de 60,8% na comparação com as 23 do ano passado, conforme dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM). Além da alta, o número de casos também chama atenção porque todas as ocorrências se deram fora das faixas de pedestres, criadas exclusivamente para a segurança do cidadão.
sPolícia matou um inocente e Estado do Amazonas deve desculpas à família

A maioria dos casos confirmados ocorreu na capital, um total de 30 mortes após atropelamento. No interior, foram sete mortes com essa motivação. Segundo o levantamento da Secretaria de Segurança, em todos os casos, o atropelamento aconteceu fora da faixa de pedestre. As mortes por atropelamento representaram mais de 35% das vidas perdidas no trânsito da capital, em 2021.

Para a técnica especialista em trânsito do Departamento de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), Leonice Reis, o cuidado precisa ser redobrado pelo motorista e pedestre, sobretudo nas grandes avenidas e vias de movimentação intensa de veículos.

“As pessoas se colocam nessa situação de risco quase sempre. Nós observamos que, nos viadutos, o pedestre fica horas esperando o momento para atravessar, sendo que ele poderia caminhar por uma passarela, usar a faixa e seguir aquela orientação, que é levantar a mão e aguardar o condutor do veículo parar”, ressaltou.

O Detran-AM realiza ações educativas para conscientizar a população, com campanhas em escolas e nas redes sociais. O objetivo é promover reflexão entre os pedestres e condutores, para comportamentos seguros que possam reduzir os acidentes e as mortes no trânsito.

Entre as medidas apontadas que garantem maior segurança aos pedestres estão: atravessar sempre na faixa de pedestres e aguardar, na calçada, até que todos os veículos parem completamente; pedir ajuda para outro pedestre caso haja dificuldade de locomoção; e não atravessar se o veículo estiver em velocidade e próximo da faixa de pedestres.

 

Mortes por atropelamento no trânsito

Fonte: Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM)

2020 (Jan a Abr)

Amazonas: 23

Manaus: 21

2021 (Jan a Abr)

Amazonas: 37

Manaus: 30

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais

Iniciar Atendimento
1
Olá bem-vindo ao Portal da Marcela Rosa!

Em que podemos te ajudar? Os nossos serviços são:

- Mentorias em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV.
- Média Training
- Digital Influencer
- Cerimonialista (Português, Inglês e Espanhol)
- Produção de vídeos

Estamos a disposição para atendê-lo, aguardamos você!