Mortes por covid no Amazonas dobraram em 60 dias; veja situação nos Estados

© Bruno Kelly/Amazônia Real - Covas abertas no cemitério Nossa Senhora Aparecida, em Manaus, no Amazonas, Estado mais atingido, proporcionalmente, pela pandemia no Brasil
Compartilhe

As mortes por covid-19 no Amazonas dobraram nos últimos 60 dias. Isso significa que o Estado teve neste período o mesmo número de vítimas do que em todo o restante da pandemia. É o pior desempenho do Brasil neste quesito.

Além de ser o local em que a pandemia mais se acelera, o Amazonas também lidera o ranking de mortes por covid-19 por milhão de habitantes. São 2.677. É o único Estado com mais de 2.000 mortes por milhão. O Rio de Janeiro é o 2º com 1.952.

Conheça nossos serviços

– Mentorias
– Media Training
– Digital Influencer
– Cerimonialista
– Produção de Vídeos
– Curso – Método da Rosa

Os dados são referentes ao balanço do Ministério da Saúde divulgado na 5ª feira (11.mar.2021). Para o calculo de mortes proporcionais, foram usados as previsões populacionais disponibilizadas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Depois do Amazonas, os Estados de Rondônia (com 90 dias para dobrar as mortes), Santa Catarina (92) e Paraná (93) figuram no topo da lista.

O Poder360 acompanhou a evolução dos números proporcionais, por milhão de habitantes, em todas as unidades da Federação.

O Pará é o Estado que mais tempo demorou para dobrar o número de mortes. Lá, a 1ª onda da doença foi muito letal, por isso o indicador o coloca na melhor posição do mapa.

Os dados não apontam necessariamente que há poucas ou muitas vítimas pela doença nas unidades da Federação, mas é um indicador do recrudescimento da pandemia.

Dentre os 26 Estados e o Distrito Federal, só 9 dobraram suas mortes em velocidade maior que a média nacional. O Brasil levou 174 dias para dobrar a contagem.

São Paulo, Estado com mais mortes absolutas (63.010), dobrou as mortes nos últimos 184 dias. É mais que o triplo do tempo levado pelo Amazonas.

No retrato por regiões, o Sul tem as taxas mais preocupantes de aceleração da pandemia. Os 3 Estados estão no top 5. Por outro lado, o Nordeste é o que mais tempo leva para dobrar as mortes. No acumulado dos 9 Estados, a 1ª metade da pandemia ainda se mostra mais letal, cenário similar ao do Pará.

PANDEMIA NO BRASIL
O país contabilizou até a noite de 5ª feira (11.mar) 11.277.717 brasileiros diagnosticados com covid-19, com 272.889 mortes.

Nenhum país tem mais mortos por habitantes que o Amazonas. A República Tcheca, que lidera o ranking, tem 2.110 vítimas por milhão. O Brasil ocupa a 22ª posição da lista.

No Brasil, a média de mortes atingiu um novo pico pelo 16º dia seguido. Está em 1.703.

A média móvel de casos no Brasil é de 69.141 –patamar mais elevado desde o início da pandemia.

 

Fonte: Poder 360

 

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais

Iniciar Atendimento
1
Olá bem-vindo ao Portal da Marcela Rosa!

Em que podemos te ajudar? Os nossos serviços são:

- Mentorias em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV.
- Média Training
- Digital Influencer
- Cerimonialista (Português, Inglês e Espanhol)
- Produção de vídeos

Estamos a disposição para atendê-lo, aguardamos você!