Mostra competitiva do XVI Festival de Teatro da Amazônia inicia nesta terça (04/10)

Com duas mostras em cartaz, festival tem programação com 30 espetáculos de todo o País Foto: Divulgação
Compartilhe

A mostra competitiva, intitulada Mostra Jurupari, terá sua abertura nesta terça-feira (04/10), no XVI Festival de Teatro da Amazônia (XVI FTA). O evento, que teve início no último domingo (02) e segue até o dia 12 de outubro de 2022, tem uma programação com 30 espetáculos, divididas em duas mostras, além de montagens convidadas e atividades formativas. A entrada é gratuita todos os dias e o programa completo está disponível nos canais digitais da Fetam no (https://linktr.ee/FETAM). 

 

Quem abre a Mostra Jurupari é o espetáculo “O Ovo da Cuca”, do Grupo Desembargadores do Furgão, de São Paulo. A apresentação será às 10h, no Teatro Amazonas. A classificação é livre. A peça é uma sequência de imagens feitas com máscaras e seres animados que monta retratos sobre liberdade. Ao emergirem de dentro da caixa de madeira, colocada no espaço vazio, seres simbólicos relacionam-se com o público e com o entorno, tudo isso ao som da trilha feita por um violoncelo.

 

No total, a Mostra Jurupari terá 12 espetáculos inéditos em competição para prêmios da área teatral. O resultado será no dia 13.  Os jurados são  Monique Cardoso (CE), Gyl Giffony (CE), Kleber Lourenço (PE – SP) e Vanja Poty (SP-AM).

 

 

Mais espetáculos na terça-feira

A programação desta terça-feira (04), contará ainda com dois espetáculos da Mostra Ednelza Sahdo, que é não-competitiva. Às 18h haverá “Recolon” (AM), no Largo São Sebastião, com classificação livre. Na montagem, o intérprete Leo Scantbelruy denuncia impactos socioambientais, ocasionados pelas intervenções de usinas hidrelétricas na bacia do Rio Madeira, em Rondônia. Neste trabalho o corpo se converte na principal plataforma de expressão para comunicar crimes que atentam contra a vida na Amazônia.

 

Na mesma mostra, às 20h o Teatro Amazonas terá a apresentação de “A Mulher do Fim do Mundo”, do Grupo Cia Casa Circo de Artes Integradas (AP). A classificação é 14 anos. O solo é um tiro no escuro que arremessa indagações, questionamentos, afirmações e que dentro de um estado reflexivo uma mulher negra se depara com a existência de um corpo que respira a cada segundo para se manter de pé.

 

No total, 30 espetáculos de todo o País serão exibidos em duas mostras, além de seis espetáculos convidados. O XVI FTA é realizado pela FETAM e com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e em parceria com a Prefeitura de Manaus, por meio da ManausCult, e Conselho de Cultura do Município de Manaus; a Fundação Rede Amazônica, Amazonas Shopping, Universidade do Estado do Amazonas, por meio da Escola Superior de Artes e Turismo – ESAT, Casarão de Ideias e Curupira Mãe do Mato.

 

 

Programação 04/10 (terça-feira)

Mostra Jurupari

O Ovo da Cuca – Grupo Desembargadores do Furgão (SP)

Horário: 10h

Local: Teatro Amazonas

Classificação Livre

 

Mostra Ednelza Sahdo

Recolon, de Leo Scantbelruy (AM), no Largo São Sebastião

Horário: 10h

Local: Largo São Sebastião

Classificação Livre

 

A Mulher do Fim do Mundo, do Grupo Cia Casa Circo de Artes Integradas (AP)

Horário: 20h

Local: Teatro Amazonas

Classificação: 14 anos

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais